24 e 25 de novembro de 2017 | Universidade La Salle

A educação tem sido defendida e firmada como um direito de todas as pessoas, em vários dispositivos legais (especialmente aqueles difundidos a partir da década de noventa) nos âmbitos nacional e internacional.  Contudo, apesar de tais dispositivos definirem as responsabilidades da família e do Estado para o cumprimento de tal direito, enfatizando o dever e a obrigatoriedade deste último em ofertar uma educação gratuita e de qualidade a todos ainda existem crianças e jovens sem esse direito assegurado. Igualmente, as crianças e jovens, também são vítimas da negligência e da negação da garantia de outros direitos sociais fundamentais a dignidade humana. Nesse sentido, a Educação em Direitos Humanos nos ambientes educativos como um dos eixos que transversaliza as práticas educativas é fundamental para a formação integral dos educandos e para a consolidação de uma cultura dos Direitos Humanos. Diante disso, o I Encontro Regional Educação de Qualidade...Um direito de todos! ao eleger como temática analítica-discursiva a “Educação em Direitos Humanos: dos dispositivos legais às práticas educativas” tem como objetivo geral “Mobilizar a comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação) e os professores da Educação Básica das redes de ensino públicas e privadas a refletir sobre a Educação em Direitos Humanos, concebendo tais direitos como fundamentais para a construção de uma sociedade baseada na promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã”. Em relação aos objetivos específicos, destacam-se: 

Refletir sobre a Educação em Direitos Humanos como um dos eixos fundamentais do direito à educação.

Aprofundar os dispositivos legais que versam sobre a Educação em Direitos Humanos, enfatizando a importância de políticas, programas e ações atinentes a temática dos direitos humanos nos contextos educativos.

Socializar estudos e experiências relativas a Educação em Direitos Humanos nos contextos educativos.

Constituir uma rede de multiplicadores para a socialização e difusão dos conteúdos relativos a Educação em Direitos Humanos nos contextos educativos.

 

Obs.: Inscrição e pagamento para ouvintes: 28 de agosto a 20 de novembro de 2017.
         Submissão do trabalho completo: de 28 de agosto a 20 de novembro de 2017.

 

Comissão organizadora      Comitê Científico    Modelo e Formatação para Submissão

Programação      Grupos de Trabalho    Inscrições

      Corpo Editorial    Anais
Organização

                                                         

Patrocínio

Apoio