A acadêmica de Letras, Jordana Borck Ramos, fará um semestre de mobilidade acadêmica no Chile. Ela é a primeira brasileira a estudar na Universidad del Bío-Bío (UBB) e antes mesmo de começarem as aula, conta quais são as suas primeiras impressões. Jordana ficará na casa de uma família e conta que foi muito bem recebida por eles e na Universidade nas vezes que foi até lá. O fato de ser a primeira brasileira a estudar a instituição também tem lhe rendido bons contatos. “Estão muito felizes. Toda vez que digo que sou brasileira fazem festa, me perguntam muitas coisas sobre o Brasil e todos os alunos de outros países como, por exemplo, México e França, têm vontade de estudar no Brasil e aprender português”. Além disso, a aluna destaca que tudo o que aprendeu no curso de Letras está sendo muito útil para conseguir se comunicar. “Grande parte dos chilenos elogiam meu espanhol e ficam felizes por nós, brasileiros, estudarmos a língua deles”.

Jordana conta também que há uma interação grande entre a universidade e os alunos estrangeiros, sendo que cada aluno estrangeiro tem um tutor, que acompanha nos trâmites e na dificuldade com a língua. Além disso, ela conta que está muito próxima de alunas dos Estados Unidos e Alemanha, que são as que têm mais dificuldade com a língua, e que todos fazem de tudo para entendê-las e ajudá-las. “Eu não sabia muito de inglês e nada de outras línguas, agora convivendo com pessoas de diversos países, aprendi muito em pouco tempo de inglês, alemão e francês. E quando voltar ao Brasil quero me dedicar a estudar essas línguas que não são tão difíceis como pensei que eram”, destacou.

Ela também conta sobre a rotina a qual está se acostumando. As aulas por lá são pela manhã e à tarde existem atividades como danças tradicionais, natação, yoga, teatro, entre outras atividades dentro mesmo da universidade. Sobre a cidade em que está vivendo, cidade de Chillán, Jordana conta que é muito tranquila. “Caminho por toda cidade a qualquer hora do dia sem nenhum problema. É comum todos irem caminhando para seus trabalhos e atividades. Os transportes públicos são muito baratos, um estudante paga em torno de 80 centavos para se locomover por toda cidade”, ressaltou.

Inscreva-se até dia 05/09 e prepare as malas para estudar um semestre sem pagar mensalidade

Se você quer viver uma experiência como a de Jordana, saiba que as inscrições para o edital de incentivo à mobilidade acadêmica estão abertas. Saiba mais e inscreva-se até dia 05/09.