O aluno de Engenharia Mecânica, da Área de Ciência e Tecnologia, da Universidade La Salle, Péricles Balafa, recebeu prêmio de destaque de sessão no Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no dia 16/10. Ele apresentou os resultados obtidos até o momento com o projeto “O Desenvolvimento de um Dinamômetros aplicado à uma cadeira de rodas”.  A invenção desenvolvida por ele em parceria com o coordenador do curso Prof. Dr. Charles Rech e o colaborador do Setor da Pastoral, e paratleta, Carlos Oliveira é um dispositivo ergométrico destinado a medir o esforço físico de cadeirantes. “De uma ótica simples e objetiva, esta singela premiação nada mais é do que a soma de trabalhos desenvolvidos desde o primeiro semestre do curso de Engenharia Mecânica”, explicou o aluno.

O Dinamômetro

Na prática o Dinamômetro funciona semelhante a uma esteira e que pretende medir a força despendida pelos atletas. Além de servir como equipamento de treino e condicionamento físico para cadeirantes, o dispositivo também poderá ser usado para avaliações físicas e de fisioterapia para pessoas com deficiência. “Sempre quis poder contribuir, como engenheiro mecânico, no desenvolvimento de equipamentos que auxiliem outras áreas, principalmente quando se trata de saúde, qualidade de vida e inclusão social. O equipamento propicia o condicionamento físico de PcDs cadeirantes, tanto para treino quando para a vida do cotidiano”, explica o professor Charles. Peça fundamental na equipe, Carlos Oliveira, conhecido como “Carlão”, é recordista mundial em corridas com cadeira de rodas e realizou os testes com o equipamento. “Para o treinamento de alto rendimento esse equipamento será fundamental e decisivo visto sua singularidade e indisposição no mercado, de um equipamento com propriedades semelhantes”, detalhou. O equipamento está sendo patenteado e já é tema de artigos científicos.

A invenção possui a vantagem de viabilizar a PcDs cadeirantes meios para realização de exercícios físicos no conforto de seus lares, academias, clínicas ou centros de reabilitação, através de tecnologia de ponta voltada tanto para uso por PcDs sedentários, promovendo sua reabilitação física, bem como para treino de paratletas cadeirantes, assistidos pelos respectivos profissionais das áreas médica, de saúde e esporte.