Os acadêmicos de Enfermagem, acompanhados pela coordenadora do curso, Profª Drª Sonara Estima, visitaram o Hospital Colônia Itapuã, construído no final dos anos 30 no distrito de Itapuã, em Viamão. A ação, que aconteceu no sábado (1), faz parte da disciplina de História da Enfermagem e Exercício Profissional.

Eles foram recebidos pela enfermeira Rita Camello. Segundo ela, o local conhecido como leprosário começou a abrigar portadores de hanseníase em maio de 1940. Até a década de 1980 o lugar continuou recebendo pacientes.

“Alguns ex-hansenianos ainda vivem lá, por vontade própria ou por não terem família que os abrigue. Doença milenar e contagiosa, a hanseníase era considerada uma espécie de maldição” explica a professora Sonara.

A enfermeira do hospital-colônia mantém um Memorial e apresenta a história da Instituição e da doença. Rita diz que apesar de descoberta da cura ainda na década de 1940, não houve cura para o preconceito: “Foi por isso que, mesmo quando já podiam ir embora do leprosário, muitos escolheram ficar”, detalhou.

“Os alunos ficaram sensibilizados pela história e também pelo abandono que se encontra essa importante Instituição. Memória viva da saúde do nosso Estado”, completa Sonara.