Menu

Com o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO), Adão Martins, de 76 anos, procurou as Clínicas Integradas do Unilasalle Canoas há três anos atrás, quando um parente próximo comentou sobre os atendimentos prestados à comunidade. A equipe das Clínicas começou a atender o paciente no projeto de reabilitação cardiopulmonar e metabólica - programa voltado especificamente a indivíduos com afecções cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, ou paciente em recuperação pós-cirurgia cardíaca. “Dentro das avaliações que nós, profissionais e acadêmicos, fizemos dentro das Clínicas, ele mostrou todo um processo de fortalecimento da musculatura ventilatória e da musculatura periférica para melhorar o perfil respiratório do Seu Adão e o perfil cardíaco”, explicou o professor do curso de Enfermagem, Prof. Me. Fabiano Silva, que acompanha Seu Adão, como é chamado pelos alunos e professores.

Mas seu vínculo com a equipe das Clínicas Integradas de Saúde do Unilasalle Canoas ficou mais forte depois da descoberta de um edema agudo de pulmão e um aneurisma da aorta que passou despercebido em atendimentos hospitalares da região. “Sentia uma falta de ar muito forte e uma espécie de “ronco” no peito. Pelo meu esforço, não vinha ar. Eu havia consultado com outros médicos e eles não conseguiram identificar esse problema sério, que só a equipe das Clínicas percebeu”, comentou Seu Adão.

Com o exame na mão, o Prof. Fabiano e os acadêmicos de Enfermagem, Muniqui Pires Soares, Rossano de Almeida, Isadora Aimê Paul Dal'carobo e Francielle Beber Lemos foram até a unidade de saúde com o paciente onde discutiram sobre o caso com a equipe médica, dando um novo direcionamento para o tratamento. “Eu ganhei um presente de Natal. O professor e a sua equipe me deram uma segunda vida”, comentou Seu Adão com os olhos já marejados.

As Clínicas Integradas prestam atendimento à comunidade de Canoas com um valor acessível para quem busca serviços de fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia e educação física. Saiba mais.

Entre em Contato