Menu

Dentro da sala de aula o professor dá as explicações em inglês. No quadro todas as orientações também são escritas no idioma. E se o aluno quiser perguntar algo terá de improvisar em uma língua que não é a sua. Essa é a realidade dos estudantes da disciplina de Comunicação de Dados, ofertada nesse semestre para os cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações no Unilasalle Canoas. “Esta ação aumenta o contato dos nossos alunos com a língua inglesa, o que irá melhorar a inserção deles no mercado de trabalho, visto que se trata de uma área onde falar inglês é fundamental, especialmente, se os alunos almejarem o ingresso em multinacionais”, explica Rafael Kunst, professor na disciplina. O trabalho também quer chamar a atenção de alunos estrangeiros que não tenham como idioma nativo o português ou o espanhol.

O aluno Márcio Reis, que cursa Redes de Computadores, explica que o inglês já está na rotina dessa área, mas ter toda a aula em inglês é uma novidade: “O curso é muito ligado ao inglês, a linguagem da Informática é toda em inglês, assim aprimoramos os termos técnicos”, explica. Já o aluno Robson Gonçalves, também estudante do curso de Redes de Computadores, quer ampliar o desafio: “Nós estamos evoluindo duplamente trabalhando em inglês, porque essa é a realidade do mercado. Estou achando fácil as aulas até aqui, espero que a gente tenha mais integração com outros idiomas. Que essa oportunidade abra algumas portas no futuro”, almeja o acadêmico, que já atua há seis ano no mercado. 

Ao fim das aulas o professor está distribuindo formulários para que os alunos deem um retorno sobre o andamento da disciplina. “Na primeira semana tive alguns feedbacks bem interessantes de alunos que, mesmo que tenham alguma dificuldade em inglês, estão vendo a disciplina como uma oportunidade de melhorarem e de perderem o medo da nova língua”, relatou Rafael. 

 

Entre em Contato