“Buscar Novos Horizontes” não sugere ser uma tarefa fácil, porém, os acadêmicos de Psicologia da Universidade La Salle têm mostrado ser possível. Desde o dia 21/08, eles participam da VI Semana da Psicologia, evento organizado pelos próprios estudantes com o apoio da coordenadora Profa. Dra. Simone van der Halen. A programação segue até o dia 31/08, quinta-feira, e conta com atividades promovidas em parceria com as Clínicas Unilasalle.

A semana tem sido intensa para os acadêmicos. Diariamente, são convidados a refletirem, debaterem e compartilharem conhecimento sob óticas diversas, dentro do tema Buscando Novos Horizontes. Logo na segunda-feira, aconteceu o Levando a Psicologia para a Comunidade, realizado na loja da Universidade no Canoas Shopping. Na sequência, a conversa “Vamos falar sobre Frida” abriu oficialmente a Semana, trazendo assuntos empoderados analisados por diferentes abordagens.

Se o objetivo da Semana é ir além da sala de aula, a atividade da terça-feira, 22, oportunizou aos alunos verem o que a Arte tem a oferecer para a área, e como o trabalho interdisciplinar é importante para mudar realidades. O Espaço Multicultural foi tomado por pinturas, fotografias, esculturas, painéis e intervenções que compõem Exposição “A Arte me pegou pelo caminho”, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amanhecer, de Canoas. Alessandra Giovanella, orientadora do trabalho, apresentou os artistas e destacou o envolvimento intenso de todos ao projeto. Tito Ênio, atendido pela CAPS e artista que inspirou o nome da exposição, fez uma fala emocionada: “Esse trabalho muda as nossas vidas. Eu sou um artista e fico muito feliz em ter minhas obras expostas, compartilhar minha história e ser reconhecido pelo meu trabalho e não por rótulos”, declarou.

A programação seguiu com abordagens amplas, como Psicologia e Empreendedorismo e Neurociência à Psicologia. No sábado, 26, a pauta foi sobre Psicologia do Esporte. O momento foi ministrado no Poliesportivo da Universidade, pela psicóloga Paula Pereira, que atua no Grêmio Náutico União. Logo após conversar com os presentes sobre as diferentes possibilidades de intervenção, settings terapêuticos e abordagens, os presentes colocaram mão na massa, ou melhor, na bola de vôlei. Eles jogaram vôlei às cegas, uma dinâmica que consiste no jogo de voleibol que conhecemos, só que com a rede totalmente ou parcialmente coberta por um pano escuro. O objetivo é dificultar que as equipes identifiquem a estratégia de jogo uma da outra, a fim de que precisem intensificar e qualificar sua própria estratégia, partindo de uma boa comunicação com seus colegas de time.

Ficou curioso? Confira a galeria com fotos da Semana aqui

VI Semana da Psicologia

Quem ainda não conseguiu conferir a Semana da Psicologia pode se programar para participar das próximas agendas. Elas são abertas, gratuitas e não exigem inscrição:

28/08, 17h30min às 19h: Gênero e Transgênero

29/08, 17h30min às 19h: Roda de Conversa sobre Estágios Básicos e Específicos