Reforçando o papel da universidade na construção do diálogo democrático, o Unilasalle Canoas, por meio da Área de Gestão e Negócios, promoveu nesta segunda e quarta-feira, dias 19 e 21/09, o evento Eleições Municipais 2016 - os candidatos falam à comunidade acadêmica.

Os quatro candidatos á prefeitura de Canoas tiveram espaço para expor suas propostas de governo e para responder a perguntas do público. Entre as perguntas, uma foi comum a todos e versou sobre a visão dos candidatos sobre o município comum polo de educação e de inovação e como o ensino superior, e em especial, o Unilasalle, é visto no contexto do desenvolvimento da cidade para os próximos anos. Confira as respostas dos candidatos:

Luiz Busato: “Essa é uma questão que existe desde o governo do Ronchetti, nós tínhamos um convênio com o La Salle em que o La Salle fornecia conhecimento e também a possibilidade de treinamento dos funcionários públicos. Eu acho que devemos retomar essa parceria muito grande com as universidades. Canoas, hoje, é um dos municípios com maior número de vagas e de universidades do Rio Grande do Sul. Santa Maria, que tinha esse título muito forte, hoje nós competimos de igual pra igual, até talvez com muito mais força nesse sentido. E eu vou citar um exemplo, o prefeito poderia ter feito uma parceria com alguma universidade e testado se isso aqui tem cabimento ou não tem cabimento (falando do aeromóvel). É como o nosso polo tecnológico. Podemos também elevar a tecnologia das universidades pra dentro da prefeitura. Hoje, por exemplo, tem um sistema que está sendo testado pela prefeitura e que, com insistência, não tem dado certo que é o tele agendamento. Acho que há outras maneiras, outras tecnologias que nós podemos implantar no município e facilitar o atendimento à saúde. Então eu vejo as universidades daqui como um braço de apoio muito forte e que em parceria com a prefeitura nós podemos fazer na área do meio ambiente e da tecnologia. E esse polo tem que ser incentivado, nós não temos mais área física dentro do município pra trazer mais indústrias, a parte geográfica do município de Canoas é muito pequena, por isso, temos que priorizar as empresas que trabalham com tecnologia e, nesse cenário, nós temos boas universidade com um campo muito grande e fértil”.

Felipe Martini: “A gente, principalmente, quer criar essa interface entre o aluno e a prefeitura municipal. Nós precisamos trazer para o poder executivo um quadro que compõe a academia, ou seja, os melhores alunos terão espaço no nosso governo porque precisam fomentar aquela área para a qual estão se preparando e despertar aquele senso de cidadania, de que politica é importante, de que precisamos gostar de política, porque se não gostarmos seremos governados por aqueles que gostam de política. Então, a principal questão de aproximação do poder executivo com as universidades será este, abrir as portas, estabelecer esta interface, trazer os melhores alunos pra dentro da administração pública e dar esse espaço para que se desenvolvam como cidadãos e profissionais do futuro”.

Beth Colombo: “Eu entendo que o Unilasalle é da maior importância pra cidade e digo isso com muita tranquilidade porque eu fui aluna do Unilasalle há 34 anos atrás. Imagina, eu sou lá das primeiras turmas da Pedagogia e desde lá eu venho acompanhando a importância da universidade pra nossa cidade porque hoje nós temos muitos alunos que se deslocam de outras cidades pra vir estudar aqui. E neste tempo em que nós estamos, através dessa capacidade que tem de atrair alunos, ela (a instituição) traz pra dentro da cidade a visibilidade, o desenvolvimento, a inovação e eu não conseguiria entender um governo sem estar conectado com a universidade. E temos vários projetos com a Fundação La Salle e a intenção é intensificar, ampliar essa parceria, dada a importância que a universidade tem pra nós”.

Paulo Sergio: “O Brasil investe muito pouco em educação, então, é uma inversão de valores. Por isso, nós achamos que o Unilasalle pode ser um grande parceiro, assim como outras instituições pra gente desenvolver políticas públicas pra gente desenvolver essas políticas com a nossa juventude. É preciso desenvolver essas políticas dentro das universidades, dentro das escolas, criar outros mecanismos de organização do trabalho, como agora existem as startups ou uma série de outras medidas que a gente precisa desenvolver. Tem a questão desse novo nicho ambiental, a economia verde. O La Salle tem alguns projetos, é importante, nós temos o problema do lixo na cidade. Pode ser um grande parceiro para desencadear esses projetos”.