O Unilasalle Canoas firmou hoje, dia 21/10, convênio específico para constituição da Cátedra Unesco de Direitos Humanos com a Universidade da Costa Rica. O Convênio tem como objetivo fortalecer as pesquisas nessa temática no âmbito do Mestrado em Direito e Sociedade do Unilasalle Canoas, reforçando ainda mais a excelência das pesquisas junto ao mestrado. O convênio ainda prevê a troca de professores pesquisadores entre ambas as instituições. O Vice-Reitor, Prof. Dr. Ir. Cledes Casagrande chefia essa missão com o propósito de aprofundar o relacionamento com a Universidade da Costa Rica em outras áreas do conhecimento.  A missão conta com a participação do Prof. Dr. Antônio Wolkmer e do Prof. Dr Diogenes Ribeiro, além de grupo de alunos do Mestrado em Direito e Sociedade que participaram da apresentação de vários trabalhos em evento acadêmico organizado junto à Universidade La Salle Costa Rica.

A Cátedra

Em 2009, a Universidade La Salle da Costa Rica e o Centro de Estudos de Direitos (CEDE) criaram uma cadeira em Direitos Humanos para o desenvolvimento de um sistema integrado de pesquisa, ensino, divulgação, documentação e promoção dos direitos humanos a partir a abordagem interdisciplinar das ciências sociais e o paradigma emergente do Ensino Superior. Em outubro de 2011 um acordo para a criação da Cátedra UNESCO de Direitos Humanos foi recebido e assinado pelo Diretor Geral da UNESCO.