Nos dias 18 e 19/12 o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, participa em Roma, Itália, da reunião do Comitê Executivo do Programa Cátedras Scholas, idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. Fossatti é o único brasileiro do grupo, formado por cerca de 10 representantes de instituições de todo o mundo. A reunião avalia se os programas acompanhados pelo Cátedras Scholas estão evoluindo, faz uma retrospectiva do último Congresso, realizado em julho em Jerusalém, e traça definições para o próximo encontro, que acontecerá em 2018 ainda em local a ser definido. “Participam do programa não apenas Universidades Católicas, já tivemos participação de budistas, muçulmanos, pessoas que proclamam não ter religião, mas tem como causa comum projetos que promovem a vida e a dignidade humana. O Papa Francisco não está olhando para religiões e sim para a humanização”, explica Fossatti.

No III Congresso Internacional de Cátedras Scholas, realizado em 2017, a Universidade La Salle levou como como exemplo de atividade de integração com a comunidade o trabalho do Tecnoscial junto às cooperativas de recicladores de Canoas e região, que acontece há mais de 10 anos. Confira um pouco do projeto AQUI. O objetivo final é reconhecer essas ações e promover parcerias entre atividades semelhantes. “Diretamente aqui de Canoas nós apoiamos uma cooperativa da Argentina, que começou um trabalho recentemente com resíduos sólidos. Servimos de consultores para que ganhem maior velocidade e sinergia e a partir da nossa experiência eles possam potencializar recursos e trabalhos. É como se um projeto fosse uma espécie de padrinho do outro”, detalha Fossatti.