A tarde dessa quarta-feira (14), foi marcada pela inauguração de mais um espaço que reforça o compromisso da Universidade La Salle com a comunidade. Está oficialmente aberto o Centro de Estudos Aplicados em Direito e Política – CEADIP. A solenidade registra a reforma e modernização da estrutura do antigo Núcleo de Práticas Jurídicas, o NPJ, que já servia como ferramenta de aprendizado aos alunos e de atendimento à comunidade.

A reorganização do espaço era um desejo antigo da Instituição. Já o projeto e a concretização das ideias foram realizados por meio do trabalho conjunto entre cursos de diferentes áreas. “Em 2014, quando cheguei à Universidade, me perguntaram se eu tinha algum objetivo especial. Respondi que era colocar abaixo o antigo NPJ”, lembrou o Coordenador do agora CEADIP e da Área de Direito e Política, o Prof. Dr. Daniel Achutti, na abertura do evento.

De acordo com o professor, a iniciativa “botou abaixo”, além da antiga estrutura, a também antiga forma de atuar no então NPJ. “Trata-se de um Centro multidisciplinar que contempla vários serviços de Direito e Política, observando os novos movimentos sociais e os conceitos de inovação. Quando falamos em Direito, relacionamos o curso com algo que deve ser mantido ou conservado, os direitos das pessoas. O CEADIP é uma forma concreta para inovar o ensino jurídico e, por consequência, a área do Direito”, completou.

O Pró-reitor de Graduação, Prof. Ms. Miguel Nascimento Costa, enfatizou a gratidão aos que se envolveram e acreditaram no projeto, desde a comunidade interna até os parceiros externos que atuam lado-a-lado com os professores e estudantes. Uma dessas parcerias é a OAB/RS Subseção Canoas que, na fala da Presidente Eugênia Reichert, ressaltou a importância dos serviços prestados para a comunidade: “Essa iniciativa merece todo o nosso reconhecimento. Em Canoas existem, hoje, mais de 180 mil processos, para uma população que chega a marca de 360 mil habitantes. O empenho da Universidade ajuda a agilizar esses encaminhamentos, atendendo com a qualidade que os canoenses merecem”.

Antes do descerramento da faixa inaugural, o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, deixou aos presentes (professores, estudantes, representantes de entidades de classe e comunidade em geral), uma fala evocando a participação de todos. “Há 300 anos São João Batista de La Salle já dizia que os espaços pedagógicos precisam ser educativos, onde se dá o encontro do ‘eu’ com o ‘tu’. Porém, não basta termos o espaço se não tiver uma comunidade educativa. Inúmeros projetos realizados pelos alunos e professores mantem a Universidade em movimento. Essa obra existe porque as ideias estão efervescendo a todo momento dentro e fora das salas de aula, concluiu o Reitor.

Por dentro do CEADIP

O Centro conta um espaço destinado ao Núcleo de Assistência Jurídica - NAJUR, no qual os alunos do curso de Direito realizam o atendimento da população carente local, com a supervisão de professores.

Também abriga o Posto Avançado do Juizado Especial Cível - JEC, local em que se realizam audiências de conciliação e instrução do juizado Especial Cível e atendimentos ao público que deseja ingressar com uma demanda perante o juizado. O CEADIP conta, ainda, com o Núcleo de Clínicas Jurídicas e com o Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa.

O projeto arquitetônico foi fruto do envolvimento do curso de Arquitetura e Urbanismo, que provocou os alunos a pensarem novas alternativas para o antigo espaço. O projeto escolhido serviu de inspiração para o projeto final que deu origem ao novo CEADIP.

Confira a foto de todos os espaços do CEADIP no nosso álbum no Flickr!