Menu

O Chimafácil, idealizado pelos professores Fabrício Kipper, do Design, e Saulo Chille, da Engenharia Ambiental, surgiu com a missão de simplificar o preparo do mate. Inicialmente com foco nos turistas, mas também para os gaúchos menos habilidosos. O produto, no entanto, acabou chamando a atenção de um outro público. Pessoas com dificuldades motoras ou alguma deficiência acabaram percebendo no equipamento uma forma de produzir o mate de maneira mais independente. A prova disso aconteceu em uma visita a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em Porto Alegre, no dia 27/10. “Foi muito emocionante ver que o cevador Chimafácil pode também auxiliar as pessoas com mobilidade parcial. Com o relato das atividades diárias dos participantes do grupo de terapia Ocupacional, saímos mais ideias de produtos que poderão auxilia-los no preparo do chimarrão”, relatou Fabrício. Um dos exemplos foi seu Vilson que há três anos não conseguia preparar um mate e com a ajuda do Chimafácil isso foi possível. “A emoção é grande porque nós fomos nesse encontro que é com instrutores e o pessoal que está em reabilitação e eles estavam com uma energia muito positiva. O seu Vilson há três anos só tomava chimarrão quando a mulher estava em casa e podia preparar para ele”, explica Saulo. Também foram trazidos relatos de acidentes, como queimaduras, durante o preparo do mate por pessoas que tem mobilidade reduzida em um dos braços. Com o cevador Chimafácil esse processo se torna mais seguro e as chances de acidentes diminuem.

Chimafácil

O Chimafácil é uma plaquinha feita de plástico ou metal que se adapta a diversas cuias e é garantia de um “mate perfeito”. Foram dois anos entre a ideia inicial e o protótipo final, que foi lançado esse ano. A pequena empresa está sendo incubada na La Salle Tech, incubadora de negócios da La Salle. A proposta de negócio participou em setembro do programa Shark Tank, da Sony Brasil, e recebeu investimento de um dos “sharks”.

Mais informações sobre o produto AQUI

Já pensou em participar de projetos que podem mudar a vida das pessoas? O Vestibular da Universidade La Salle está com as inscrições abertas. Saiba mais AQUI. 

Entre em Contato