Menu

O Ciclo de Palestras da Nutrição, que aconteceu na última segunda-feira, dia 25/04, teve como tema o uso e o consumo de agrotóxicos. A palestrante foi a responsável pela região sul do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), Suzana Andreatta e a atividade foi coordenada pelo Prof. Me. Bruno Arno Hoernig. Suzana começou a palestra falando um pouco sobre a implantação do programa proposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) em 2001  para que  pudesse ser comprovado o consumo excessivo de agrotóxicos e lembrou que no Rio Grande do Sul este tipo de análise é feito desde 1998.

Já em 2008, a palestrante ressaltou, foi o ano em que o Brasil ganhou o título de campeão mundial no consumo de agrotóxicos e mostrou em números a proporção de venda e de internações hospitalares por conta de pesticidas. Além disso, a técnica explicou todo o processo de estudo dos alimentos que começa com a coleta das amostras no supermercado, local onde os produtos estão expostos diretamente ao consumidor. Em 2012, estudos do PARA revelaram os alimentos mais contaminados, entre eles o morango, o pepino e a cenoura.

O curso de Nutrição pertence à área de Saúde e Qualidade de Vida que apresenta como grande diferencial para a comunidade a interdisciplinaridade entre os cursos de Enfermagem, Nutrição,Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Estética e Cosmética, além de cursos de Extensão e Pós-Graduação. Caracterizando-se como uma Unidade de Saúde, o La Salle HealthCare permite a integração dos cursos de graduação por meio de projetos elaborados na Instituição, propiciando ao acadêmico a vivência prática do seu curso desde o primeiro semestre, o que lhe oportuniza o diferencial competitivo no mercado de trabalho. Essa unidade está pautada na inter-relação de três frentes de atuação: a formação acadêmica, a tecnologia e, pela filosofia institucional comunitária, a prestação de serviços na área da saúde e do esporte.

 

Entre em Contato