Quantas vezes reclamamos da alta carga tributária no Brasil? Mas e se parte do seu Imposto de Renda pudesse ajudar em um projeto social na comunidade da região de Canoas? É isso que propõe o Cine-narrativas Solidárias, que tem como objetivo transformar a vida de catadores das cooperativas parceiras da Universidade La Salle por meio da produção de um filme média-metragem com os próprios catadores. O trabalho da Universidade La Salle com cooperativas de recicladores acontece há mais de 10 anos, capacitando e ajudando os trabalhadores na qualificação da venda dos resíduos. “A gente conseguiu desenvolver numa comunidade de catadores pequenos empreendedores. No processo de desenvolvimento e capacitação eles aprenderam a gerenciar e comercializar o resíduo”, explica o Pró-reitor de Administração, Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza.

A arrecadação de fundos para o projeto iniciou no ano passado através da Lei Rouanet. Quem paga Imposto de Renda pode escolher onde será investido até 6% do valor do imposto devido, no caso de pessoa física, e 1% no caso de pessoa jurídica. “A ideia do vídeo é poder fazer com que a gente amplie a abrangência, que foi limitada a região de Canoas e entorno. Queremos levar para escolas, séries iniciais, ensino médio, universidades e comunidade como um todo, no sentido de divulgar e sensibilizar a comunidade para que o descarte de resíduos possa ser melhor administrado e que possa, até mesmo, ser uma fonte de renda para as comunidades carentes”, detalha o Pró-reitor.

Quem pode participar?

Pessoa física: colaboradores da Universidade La Salle, alunos e a comunidade em geral que declarem Imposto de Renda, na modalidade “completa” e tenham imposto devido.

Pessoa jurídica: de qualquer porte, na modalidade lucro real.

Como se engajar?

Confira AQUI um passo a passo.

Até quando é possível participar?

O prazo de adesão ao Cine-narrativas Solidárias foi estendido até dezembro de 2018. Com a ampliação é possível se planejar financeiramente e até realizar uma doação maior. O valor destinado esse ano será restituído em 2019.