Menu

Estiveram reunidos no auditório Ir. Arsênio Both, reitoria e coordenadores de cursos, para acompanhar a palestra “Medical Valley Brazil – Cluster de tecnologias para a saúde RS” ministrada pela Presidente do Badesul, Susana Kakuta.

Susana contou como foi criado o Medical Valley e como funciona. “Foi criado na Alemanha e o centro fica em Erlangen, cidade com 100 mil habitantes, localizada a duas horas de Munique. É composto por 500 empresas responsáveis por 43% da área de patentes na Alemanha. Cerca de 75% dos parceiros estão instalados em um raio de 15 quilômetros, sendo a bicicleta o transporte oficial do Medical Valley”.

O plano de internacionalização da Medical Valley é criar uma rede de colaboração internacional entre Brasil, Estados Unidos e China. No caso do Brasil, o estado escolhido foi o Rio Grande do Sul. Os países atuam em estreita cooperação no fomento da indústria e da pesquisa em saúde.

Susana enfatizou que o objetivo do cluster é melhorar a qualidade e reduzir custo em todo o tratamento da saúde (desde a prevenção até diagnóstico, terapia e cura), com tecnologia e soluções inovadoras. "A combinação das novas tecnologias, desenvolvidas nos diferentes cluster, é que fará surtir o efeito macroeconômico".

Ao final, mostrou as ações e resultados do projeto para os presentes.

Entre em Contato