A coordenadora do Mestrado em Direito e Sociedade da Universidade La Salle, Prof.ª Dr.ª Renata Almeida da Costa, esteve na Europa do dia 28/04 a 5/05 organizando e participando de atividades acadêmicas. A egressa da Universidade La Salle, a Ms. Valqupiria Wendt, também esteve presente nas ações.

No dia 28/04 as pesquisadoras participaram de Conferência na Universidade Autônoma de Lisboa, com a coorganização da Conferência “Direito Penal, crime e estrangeiros” e apresentação de palestra sobre “Políticas criminais e imigração no Brasil”. Na mesma data, durante a tarde foi realizada uma visita ao sistema prisional português. “O presídio denominado de ‘Panóptico’, construído em 1885 e ainda está em atividade. Assistimos também uma palestra sobre o sistema prisional Português e fizemos uma visitação ao acervo histórico do sistema prisional”, detalhou a professora Renata.

No dia 2/05 foi realizada uma visita guiada à Universidade Coimbra. Na mesma data participaram do colóquio “A interpretação do direito de acordo com os direitos fundamentais: o contributo do Movimento do Direito Alternativo” e da homenagem ao Desembargador gaúcho Amilton Bueno de Carvalho, realizando a palestra de abertura do evento e a palestra intitulada “Sociologia: as bases do pensamento alternativo”. A apresentação aconteceu no Tribunal de Relação.

Por fim, nos dias 4 e 5/05 as pesquisadoras participaram de evento no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco, Espanha. Na ocisão a Ms. Valquíria Wendt realizou apresentação de pesquisa oriunda de sua dissertação de mestrado.