Começou nesta segunda-feira, dia 07/11, a quarta edição do Jornadas Mercosul. Com o tema “Memória, Ambiente e Patrimônio”, o primeiro dia contou com a abertura oficial do Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Cledes Casagrande  e da representante da comissão organizadora, Profª. Dra. Judite Sanson de Bem. Já a conferência internacional de abertura foi o tema do evento focado na América Latina. A painelista foi María Eugenia Borsani, da Universidad Nacional del Comahue, e os debatedores foram Ana Maria Sosa González, do Unilasalle Canoas, e Francisco Ramos de Farias, da UNIRIO.

María Eugenia falou sobre o processo de colonização dentro do contexto de raças ou etnias. “Não existe o conceito de raça quando se fala de Ser Humano. A raça não existe, mas o racismo, como fenômeno político, sim”. O IV Jornadas Mercosul segue até quarta-feira com palestras, visitas técnicas e grupos de trabalhos.

Sobre o Jornadas Mercosul:

Com o objetivo de facilitar o intercâmbio de experiências de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais realizadas por instituições e grupos de pesquisa que estudam de forma complementar a sistêmica vida urbana e o desenvolvimento regional através de prismas de memória social, do meio ambiente e do patrimônio cultural, acontece entre os dias 7 e 9 de novembro a quarta edição do Jornadas Mercosul. O evento que tem como tema “Memória, Ambiente e Patrimônio”,  é uma realização do Unilasalle Canoas com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais; Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO; Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas; Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville; Prefeitura de Canoas/RS.

Confira a programação completa no site do evento.