Com certeza você tem em casa algum equipamento eletrônico que não usa mais e não sabe como descartar. Pois agora, essas peças podem ter um destino e ainda vão auxiliar no aprendizado de crianças e jovens de escolas públicas. Seis alunos de engenharias da Área da Inovação e Tecnologia, da Universidade La Salle, criaram o CompTrash, um projeto que quer montar laboratórios de informática em escolas públicas com doações de peças usadas. “O nosso projeto é baseado na computação com lixo. A gente usa essas peças velhas, que poderiam estar poluindo ou apenas paradas e dá uma função a esse material”, explica o aluno da Engenharia de Computação, Willian Schneider. E o trabalho já começou, o grupo esteve na E.E.E.M. Barão de Amazonas, de Canoas, e conseguiu montar 5 computadores, apenas com material que a escola já possuía e estava guardado. “Era um material que estava desmontado e alguns equipamentos que não funcionavam. Os alunos organizaram isso”, explica o vice-diretor Wagner da Silva, que é egresso da Universidade La Salle, do curso de Letras.

A meta é montar um laboratório completo, com 18 computadores. Para isso ainda faltam alguns equipamentos, por isso é importante que a comunidade faça doações. Podem ser doadas CPUs, monitores, mouses, caixas de som, teclados, etc.

Em sala de aula a temática da reciclagem tem sido abordada com os alunos da rede estadual: “O ensino está ligado a tecnologia e para nós é fundamental ter como ofertar um ensino melhor para nossos alunos. Ao mesmo tempo criamos a consciência ecológica neles”, complementa o vice-diretor.

O projeto CompTrash foi idealizado a partir da proposta das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “É uma agenda com metas até 2030. Observamos que nós poderíamos contribuir efetivamente em alguns desses objetivos, como o que propõe assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Nosso modelo de consumo tecnológico está levando a uma forma explosiva de utilização e descarte de equipamentos eletrônicos que possuem ainda uma enorme vida útil”, contextualiza o coordenador dos Cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia da Computação, Prof. Dr. Rubem Dutra Fagundes. O coordenador da Área de Inovação e Tecnologia, Prof. Me. Alexandre Andreoli, acrescenta que além de promover aprendizado para os alunos a ação beneficia a comunidade: “Sua importância além do aprendizado tecnológico é a contribuição social devido à sua alta relevância comunitária, pois seu intuito é nobre: a partir de lixo eletrônico transformar a realidade de alunos e professores de escolas públicas”, explica.

A ideia dos alunos é, no futuro, expandir o projeto para outras escolas e também ministrar cursos de informática básica e até oficinas de programação. “Além disso, os equipamentos que arrecadarmos que não tiverem conserto nós vamos levar até locais de descarte apropriados”, completa Willian.

Mais informações sobre como ajudar pelo e-mail: comptrashlasalle@gmail.com