No cair da noite dessa terça-feira 31/10, aconteceu a cerimônia de premiação do I Concurso de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o curso de Direito. Os acadêmicos Daniela de Souza Anderson e Guilherme Rambo Furman foram cumprimentados pela reitoria e apresentaram seu projeto para acadêmicos e professores da Instituição, principalmente das duas graduações envolvidas.

I Concurso de Projeto de Arquitetura e Urbanismo

O movimento iniciou no primeiro semestre de 2017, para os alunos da disciplina de Projeto de Arquitetura II, sob a orientação da Profª Me. Tácia Scharff. A proposta era desenvolverem um projeto de reestruturação/revitalização arquitetônica para o Núcleo de Práticas Jurídicas. “Agora, falando enquanto arquiteta e não enquanto professora, posso dizer que os projetos surpreenderam a todos pela qualidade e os alunos pelo profissionalismo com o qual encararam a atividade. Todos foram vitoriosos pela maneira como conseguiram aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula nos projetos apresentados”, declarou a Profª Me. Vanessa Baldin Gallardo

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, Profª Dra. Vera Ramirez, a atividade alcançou todos os objetivos, pois conseguiu concretizar inúmeros preceitos curriculares de ambos os cursos. “Ambos são interdisciplinares na sua concepção, prezam pela ligação entre a teoria e prática, bem como pela responsabilidade técnica-social, entre outros aspectos. Parabéns a todos que participaram do concurso e conseguiram resultados de excelência”, afirmou em nome da reitoria.

Por fim, o coordenador do curso de Direito, o Prof. Dr. Daniel Achutti reforçou a importância da parceria para a concretização de projetos como esse, que visam o bem para a academia e comunidade. “Parece simples, mas uma série de pessoas de setores diferentes se envolveram no concurso. Foi um caminho bastante árduo, mas a satisfação pelos resultados alcançados é tão grande quanto”, frisou.

Conforto acima de tudo

“As maiores novidades para o espaço que trouxemos no nosso projeto foi em termos de conforto e praticidade. Até então, os alunos e comunidade acessavam o Núcleo por lugares alternativos, não dispunham de banheiros próprios e mesmo guichês privados para atendimento. São melhorias que acreditamos impactar na qualidade dos serviços prestados e na aprendizagem”, explicou Daniela Anderson. O projeto vencedor contempla a reformulação do local: “uma biblioteca nova, o observatório, a revitalização do jardim interno e a sala de reuniões também foram implementações para atender às necessidades apontadas pelo curso de Direito para o Núcleo de Práticas Jurídicas”, detalhou Guilherme Furman.