“Missão cumprida”! Essa é a sensação do coordenador do curso de Educação Física da Universidade La Salle, que integra a Área de Saúde e Qualidade de Vida, Prof. Dr. Roberto Mesquita. Ele está participando desde o dia 25/05 da 12ª Sessão Internacional para Profissionais de Educação Física de Instituições de Ensino Superior, que acontece em Olímpia, na Grécia, até o dia 01/06. O evento é organizado a cada dois anos pela Academia Olímpica Internacional.

Mesquita foi um dos conferencistas e palestrou para um público de noventa pessoas de quase 50 países. Entre eles cerca de 70 professores e pesquisadores e 16 alunos do Mestrado ofertado pela Universidade do Peloponeso em parceria com a Academia Olímpica Internacional. A apresentação abordou uma análise do planejamento, execução e impacto social dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Aparentemente, a falta de planejamento nas diferentes esferas governamentais, somada a corrupção e um cenário de crise internacional contribuíram, até a presente data, para a não efetivação de um legado positivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, relata o professor, depois de pesquisar notícias na imprensa nacional e internacional, que abordam essa temática. Mesquita foi o único conferencista da América Latina nessa edição.

Durante o final de semana, dentro da programação da conferência, o professor realizou uma visitação ao Sítio Arqueológico de Olímpia, onde ocorreram a partir de 776 a.C os jogos da antiguidade. “Essa participação é mais uma ação de internacionalização, abrindo portas para futuras participações de outros professores e aluno da instituição. Eu penso que a missão foi cumprida e as portas aqui ficam abertas”, explica o professor.

Hospedagem na Casa La Salle em Roma

O professor Mesquita chegou a Europa ainda na semana passada, para realizar um processo de adaptação aos horários locais. Em Roma ficou hospedado na Casa La Salle, uma Guest House criada há dez anos. “Essa estrutura foi construída em 1800 e na última década se tornou uma Guest House. Fica localizada na Rua Aurélia, uma das mais importante de Roma. Próximo ao metrô e a 4 quilômetros do Vaticano”, explica um dos gerentes do local, Andrea Testaverde. A Casa La Salle fica localizada dentro de um complexo que pertence à Congregação dos Irmãos Lassalistas.

Referência no Olimpismo

O Professor Roberto Maluf Mesquita é Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade La Salle, Técnico Experto da Federação Internacional de Basquete e Membro da Academia Olímpica Brasileira. Ele é também um autor, juntamente com a Profa. Dra. Katia Rubio (USP), do livro “Os Estudos Olímpicos e o Olimpismo nos Cenários Brasileiro e Internacional”, que traz um pouco da história e relação do Brasil com os Jogos Olímpicos e o Olimpismo.

Confira AQUI fotos do evento.