A trajetória de um dos principais teóricos críticos que marcou a história com sua contribuição ao Direito alternativo resultou em um evento e em um livro lançado no Unilasalle na última sexta-feira, dia 19/08. Amilton Bueno de Carvalho é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e foi a fonte de inspiração para os projetos de pesquisa de seu filho, o Prof. Dr. da UFRJ, Salo de Carvalho, que organizou o evento, e da Profª. Dra do Unilasalle, Renata Almeida da Costa, curadora da exposição que ambientou a sala de reuniões da Biblioteca.

O evento teve o título “Crítica do Direito em Movimento” e contou com a fala de abertura do coordenador do PPG em Direito do Unilasalle, Prof. Dr. Germano Schwartz. Em seguida o primeiro painel sobre teoria crítica do Direito que contou com o Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer, o Prof. Dr. Sergio Cadermatori e com a Profª. Dra Renata Almeida da Costa, todos do Unilasalle. Renata destacou que ao visitar o acervo de Amilton encontrou manuscritos que mostram o quanto ele foi um juiz que buscou conhecimento além da lei, buscou pela filosofia, pela antropologia, enfim, complementou sua formação que tanto contribuiu academicamente. “Cabe a nós contarmos, passarmos adiante o que fizeram estes juízes chamados de juízes alternativos e que muito influenciaram a academia”.

“Para além do Direito Alternativo e do garantismo penal” foi o tema do segundo painel da tarde. Mas foi para a noite que a grande atração estava marcada: a presença de Amilton Bueno de Carvalho. O coordenador do curso de Direito do Unilasalle, Prof. Dr. Daniel Achutti fez a abertura da conferência de encerramento em que também participaram Aramis Nassif, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, Rui Portanova e Letícia Kaufman. Amilton admitiu a surpresa do evento e contou com a propriedade de quem protagonizou a história, sobre a origem do Direito alternativo, movimento de juristas organizado no início dos anos 1990 que busca produzir uma nova forma de ver, praticar e ler o Direito.

"Para Além do Direito Alternativo e do Garantismo Jurídico: ensaios críticos em homenagem a Amilton Bueno de Carvalho" foi o livro lançado e autografado ao fim do evento. Lançado pela Editora Lumen Juris, a obra vai além de uma homenagem, é também um balanço do movimento da crítica jurídica nacional, desde o período pré-Constituição.

Amilton Bueno de Carvalho é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, da Associação dos Juízes para a Democracia e do Conselho Científico do Instituto Latinoamericano de Altos Estudos Colômbia. Professor Visitante em cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal. Autor e co-autor de diversos livros. Amilton já participou de diversos eventos importantes da ANADEP, e sempre exaltou a importância da Defensoria Pública para o acesso à Justiça.