O Dia da Responsabilidade Social é um evento anual de cunho solidário que tem objetivo de partilhar conhecimento com a comunidade. E foi isso que acadêmicos do Unilasalle de dez cursos diferentes fizeram no último sábado, dia 12/09, com quem compareceu na Escola Municipal Paulo VI, no Bairro Fátima de Canoas. Foram diversas atividades e oficinas à disposição das crianças que puderam pintar, dançar, montar quebra-cabeças, saber mais sobre alimentação saudável, separação de resíduos sólidos, entre outras ações. A Diretora da Escola, Maristela Borsoi afirma que a ação é válida e diz que a escola está de portas abertas para futuras parcerias. “Nossa comunidade fica longe de tudo e muitos alunos nem ao menos conhecem o centro da cidade. Trazer isso tudo pra cá é muito bom”, ressalta Maristela.

A Diretora também afirmou que uma das oficinas mais esperadas seria a de práticas jurídicas. Nela seis acadêmicos prestaram atendimento para os casos que surgiram e afirmaram que a ideia era trocar informação com a comunidade e que se fosse preciso fariam os devidos encaminhamentos ao Núcleo de Práticas Jurídicas do Unilasalle. Algumas salas ao lado de onde estavam os alunos do Direito, Cátia, Karen e Márcio, alunos de Engenharia Ambiental, realizavam a oficina de Como fazer sabão com óleo de cozinha. “Muita gente nem sabe que é possível fazer sabão do óleo de cozinha e que este é o trabalho de outras pessoas. Se nós conseguirmos fazer as pessoas entenderem que não se pode descartar esse material de forma incorreta, nós já sairemos daqui ganhando”, afirmou Márcio Rosa.

Em outra sala de aula, estavam as alunas do curso de Turismo ajudando as crianças a montarem quebra-cabeças. Katherine Von Wurm explica que as imagens formavam pontos turísticos de Canoas que muitas vezes as crianças passam na frente e não conhecem ou não sabem que são de acesso gratuito. “Nós temos imagens da Praça do Avião, do Capão do Corvo e outros lugares. Muitos deles vão chegar em casa contando sobre estes lugares para seus pais e até pedindo pra visitar. Isso valoriza a cidade”, afirma Katharine.  Segundo Jeferson de Oliveira Gonçalves, Coordenador da Pastoral Universitária do Unilasalle, o evento foi pensado justamente para que os alunos representassem seus cursos e pudessem dispor de seu conhecimento em prol da comunidade. “Está sendo uma experiência fantástica!”, concluiu.

Confira as imagens do evento.