De 2011 a 2015 a Universidade La Salle realizou em Moçambique o projeto “Estamos Juntos Pela Vida” com o objetivo de formar multiplicadores para a prevenção do HIV em adolescentes. “Os multiplicadores continuam atuando na prevenção e acolhimento de pessoas com HIV/AIDS nas comunidades da cidade da Beira e do Distrito de Mangunde. Um dos legados foi um folder sobre prevenção ao HIV num dos idiomas mais falados naquela região. Pelo relato da comunidade atendida, foi a primeira vez que um material sobre HIV/Aids foi traduzido para um idioma local e não apenas em português”, conta orgulhoso o Prof. Dr. Alexandre Ramos Lazzarotto, autor e coordenador do projeto. Um pouco dessa história pode ser vista no documentário “Estamos Juntos pela Vida”, produzido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, do PPG em Educação, coordenado pelo Prof. Dr. Leônidas Taschetto. “Os materiais que compuseram o curta-documentário, inicialmente, foram constituídos por fotografias e vídeos curtos do acervo de professores que participaram do projeto. Após ter acesso a esses materiais, o roteiro para o documentário começou a ser construído e, portanto, foram acionados outros elementos essenciais para sua produção. Dentre esses elementos incluíram-se algumas animações, texto narrado em voz over e a trilha sonora, todos autorais, produzidos pelos bolsistas, após análise de todo acervo disponível”, detalha Taschetto. O conteúdo lançado agora tem cerca de 10 minutos, mas a proposta é fazer um documentário mais extenso, de até 40 minutos contando com depoimentos com voluntários e alunos, que já foram coletados. “Em Moçambique o aspecto comunitário prevalece sobre o individual, sendo uma grande lição de convivência comunitária. Conheci alguns atendentes de saúde que percorriam 50 Km de bicicleta para buscar um paciente com Aids para tratamento na unidade de saúde. O paciente vinha para o atendimento na mesma bicicleta do atendente”, detalha o professor Lazzarotto.

Confira o vídeo AQUI.

“Como é exposto no curta, através dos textos e imagens, Moçambique é um país que passou e passa por dificuldades em suas esferas social, política, de saúde e educacional. Entretanto, o documentário não pretende atribuir um significado último, cristalizado. Entende-se que, apesar de expormos o projeto de intervenção coordenado pelo professor Lazzarotto, voltado para a educação sexual de adolescentes, o objetivo último, como obra artística, é o de proporcionar ao espectador uma reflexão sobre a realidade de pessoas com HIV/SIDA naquele contexto”, finaliza o professor Leônidas.

Abaixo a lista dos profissionais responsáveis pelo vídeo:

Leonidas Roberto Taschetto - Direção

Emanuele Barbosa – Texto e Roteiro

Henrique Bitelo – Trilha Sonora.

Ronaldo Silva Lopes – Trilha Sonora.

Valéria Hertele Varella – Edição de Fotografia

Pedro Henrique da Silva – Edição de Fotografia

Gabriel Celestino Rosa – Editor Audiovisual, voz-over e roteiro.