Atendendo um convite da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, de Sapiranga, nutricionista e professora do Unilasalle, Profª. Me. Gabriela Koglin desenvolveu uma atividade de educação alimentar com alunos da segunda série. A ação que aconteceu no dia 22/06, foi similar ao trabalho final que os alunos da disciplina de Educação Alimentar realizam semestralmente: escolher um grupo (escolares, idosos, atletas, funcionários de empresa...) e propor atividades de educação alimentar de acordo com as necessidades apresentadas por ele.

Na atividade realizada na escola os alunos tinham em torno de 7 anos e como um deles possuía diabetes tipo 1, a turma queria saber mais sobre a doença. Foi possível abordar a quantidade de açúcar nos lanches industrializados que eles costumam levar para a escola, propondo também substitutos mais saudáveis. Além da visualização de um vídeo, foi possível ver na prática a quantidade de açúcar nos produtos com a produção de duas receitas sem adição de açúcar: Suco de laranja com beterraba e docinho de tâmara. De acordo com a professora, as delícias foram aprovadas pelas crianças. “Ressalto a importância de atividades como essa nas escolas para que desde cedo as crianças tenham contato com orientações de alimentação saudável, levando o conhecimento para casa, disseminando-o”, ressaltou Koglin.