O encerramento do evento internacional Socilogy of Law aconteceu na manhã do sábado, 03/06, no Auditório Ir. Bruno Ruedell da Universidade e contou com a presença de alguns membros da Reitoria, dois professores conferencistas e ouvintes.

O Vice-Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Irmão Cledes Antônio Casagrande iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos os palestrantes, convidados e participantes do evento. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade La Salle, Profª Dra. Vera Lúcia Ramirez, falou logo após e agradeceu a todos os presentes, a equipe de eventos da instituição e ressaltou que “esse foi o primeiro Sociology da Universidade La Salle. Estamos muito felizes!”.

O Prof. Dr. Marcos Catalan, coordenador do encerramento, também agradeceu a presença de todos e falou sobre os laços de amizade que se criaram durante o evento. “Já estou com saudades desse evento e ansioso para o próximo”, finalizou.

O primeiro conferencista foi o Prof. Dr. Alberto Febbrajo, da Univesity of Macerata (Itália), agradeceu a oportunidade de participar do evento e falou sobre diversos tipos de culturas legais. O Prof. Dr. Ivo Aertsen, da Univeristy of Leuven (Bélgica), também agradeceu o convite e disse que não era sua primeira vez na instituição e que “foi muito bacana acompanhar o crescimento da instituição até se tornar Universidade”. O criminalista falou sobre justiça restaurativa.

Para encerrar, o Prof. Dr. Daniel Silva Achutti, presidente da mesa, agradeceu a presença de todos, ao apoio da instituição, ao envolvimento de todo corpo docente de Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade La Salle e que espera ver todos novamente no Sociology of Law 2018.

Evento concede Título de Doutor Honoris Causa à Boaventura Sousa Santos

O momento mais esperado da terceira edição do Sociology of Law aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 02/06. A sessão solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa foi destinada a um dos maiores sociólogos da atualidade, o português Boaventura de Sousa Santos.

O Vice-Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Irmão Cledes Antônio Casagrande foi o responsável por contextualizar a homenagem ao agraciado, explicando que o Honoris Causa é a maior honraria prevista em regimento da universidade e serve para homenagear profissionais de reconhecido mérito e personalidades eminentes por seu trabalho à sociedade destacado pelo mérito humanitário ou científico. Depois dele, fez o uso da palavra o Prof.Dr. Antônio Carlos Wolkmer, que apresentou os principais pilares do trabalho de Boaventura.

Após a saudação, o Reitor formalizou a outorga, realizando a imposição do capelo e da borla e entregando o diploma ao Boaventura de Sousa Santos, que proferiu sua fala inspiradora, citando momentos de sua trajetória na pesquisa até chegar aos temas que aborda. Após a fala do homenageado, o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, fez a fala final frisando que ao vivermos uma crise de referenciais, é de extrema importância termos personalidades como Boaventura que traz em sua história de vida um exemplo e a esperança de que podemos acreditar no humano e nas causas sociais.

Evento traz pesquisadores de diversos países à Canoas

Professores e pesquisadores de Portugal, França, Bélgica, Itália, Chile entre outros países estiveram reunidos na Universidade La Salle, em Canoas. Em debate estão as “Perspectivas das relações entre Direito e Sociedade em um sistema Social Global”. Além do sociólogo português Boaventura Sousa Santos , o evento contou com a participação da Prof.ª Dra. Maria João Guia, do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra.

Confira as fotos do evento.