Menu

Um dia dedicado para compartilhar experiências e pensar na formação de professores para construir instituições de ensino superior ainda melhores. Foi isso o que fizeram os líderes educacionais de dez entidades ligadas ao Comung nesta sexta-feira, dia 25/11. O encontro teve início com a fala do Coordenador da área de Educação e Cultura, o Prof. Dr. Augusto Niche que falou sobre a educação superior em tempo de cultura digital importância e lembrou a importância do compartilhamento de práticas pedagógicas, pois, mesmo com demandas diferentes, a troca de experiências pode proporcionar crescimento. Este discurso se estendeu quando falou do trabalho em sala de aula que sofre retrocessos quando não se aproveita a potencialidade da interdisciplinaridade. “Ao invés de entregarmos uma colcha, nós, muitas vezes, entregamos os retalhos, linha e agulha para nossos professores”, destacou enquanto falava do quanto a instituição se prepara para a formação docente.

Já o Assessor de Inovação e Diretor de Graduação, Prof. Dr. Daniel Sperb provocou os participantes a pensar em geração de valor e entender o quanto ela está ligada à inovação. Além de falar sobre letramento criativo e ferramentas estratégicas, Sperb falou da cultura que usa a criatividade com ferramenta para inovação. “O que nos falta, muitas vezes, é a metodologia para inovação. E aí que entra o design, que não é mais a cereja do bolo e nem a farinha que dá sustentação, e sim aquele que questiona a necessidade do bolo”.  O assessor também apresentou o reposicionamento estratégico do Unilasalle, a divisão nas quatro áreas, seus catalizadores de valor e a utilização do infográfico como ferramenta de gestão.

O evento seguiu à tarde com o compartilhamento de práticas de formação de professores e a criação de uma proposta formativa em rede para os professores das IES do Comung. Além do Unilasalle que sediou o evento, estiveram presentes representantes da Univates, PUCRS, IPA, Unicruz, Unisc, Unicamp, Unijuí, Unisinos e Feevale.

Entre em Contato