Visando atender à demanda latente da sociedade de uma classe política com maior domínio de conhecimentos técnicos sobre gestão pública e também com o objetivo de dar voz ao meio empresarial surge a Escola de Líderes. O projeto foi idealizado pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e tem a chancela da Universidade La Salle. O objetivo é desenvolver lideranças do meio empresarial para ocuparem espaços no cenário político, concorrendo a cargos. A ideia é uma orientação de uma nova política e que é hora dos empresários fazerem parte desse cenário ativamente. A formalização do acordo aconteceu durante o “Tá Na Mesa”, evento organizado pela Federasul e que, nessa quarta-feira (04/10), recebeu o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, e o procurador-geral de justiça do RS, Fabiano Dallazen.

Antes das palestras a presidente da Federasul, Simone Leite, e o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, formalizaram a parceria. “Os políticos fazem o gerenciamento de bem público, um bem de toda sociedade e comunidade, então a responsabilidade aumenta ainda mais”, explica Fossatti. A ideia foi complementada por Simone, ao citar a classe empresarial: “Entendemos que não podemos mais terceirizar nossa responsabilidade, que temos que buscar protagonismo tanto em órgãos públicos como privados”. Também estava presente o Presidente CMPC, Walter Lidio Nunes, considerado um padrinho da parceria. “Hoje vivemos uma crise que retrata o Brasil que não queremos. Nesse contexto o setor empresarial fez uma reflexão do que fizemos para evitar esse cenário? Não participamos dentro da democracia participativa. A Escola de Líderes se propõe a formar esse lideres com capacidade de mobilização”, completou.

Representando a Universidade La Salle estavam ainda o Diretor Admnistrativo, Patrick Ilan Schenkel Cantanhede, o Coordenador - Pós-graduação Lato Sensu, Márcio Michel, a Coordenadora de Extensão, Suzan Ávila e a coordenadora de Relacionamento Comercial Carla Desirée de A. Roemmler.

Escola de Líderes inicia em outubro

A primeira turma da Escola de Líderes inicia as aulas em 21/10. Eles terão noções sistemas de governo, organização da sociedade, gestão pública, entre outros conceitos. “Os conteúdos vão desde sociedade, sistemas de governo até ética na política. Sempre atendendo à essa necessidade de mercado de um político renovado e ligado a um sistema produtivo”, explica o Coordenador - Pós-graduação Lato Sensu da Universidade La Salle, Márcio Michel. A capacitação tem a duração de dois semestres.

Mais informações da Escola de Líderes AQUI