Menu

Mudanças sutis nos ambientes de convivência das empresas podem promover grandes melhorias na rotina de descansos e intervalos dos colaboradores. É isso o que comprovaram as alunas de Pedagogia Tássia Bersagui e Bárbara Brito durante o Estágio Supervisionado III, realizado em uma metalúrgica, em Cachoeirinha. “O Estágio Supervisionado III é realizado em modalidade não escolar, para tanto, tivemos o desafio de realizá-lo numa empresa, permitindo-nos explorar e descobrir novos caminhos, no que tange à organização e relacionamentos, sendo uma forma de capacitar-nos no desenvolvimento de saberes, habilidades e competências para a ampliação do exercício profissional”, explica Tássia. Elas foram orientadas pela Prof.ª Dr.ª Elaine Conte.

As atividades tinham objetivo de ressignificar espaços e atitudes, promovendo o bem-estar e um ambiente saudável aos colaboradores. Um dos primeiros passos foi melhorar o espaço de intervalo dos colaboradores: “A empresa dispõe de área com barracas para descanso no intervalo, porém elas estavam em condições precárias. Apresentamos orçamento de novos colchonetes e foi aceito. Realizamos a compra e arrumamos o ambiente para a nova aquisição. Após o feito, os colaboradores voltaram a dormir no intervalo”, conta Tássia.

Outra mudança foi a revitalização dos murais de aviso. Além terem sido reformados, eles receberam novos conteúdos de cuidados com saúde mental e física, alimentação, educação ambiental e recados motivacionais. Ainda com o objetivo de tornar os momentos de intervalo mais interessantes, as alunas prepararam jogos. “Além de produzir diversão, ajuda cognitivamente e na interação dos colaboradores”, justifica a aluna. Outra melhora foi a aquisição de bancos para a área externa da fábrica, onde os colaboradores costumam passar os momentos de intervalo. Ainda foi feita a reinauguração da biblioteca da empresa, que estava fechada e servindo de depósito. “Arrumamos o local, conseguimos doações de livros (mais de cem livros de diversos gêneros), decoramos o novo ambiente, para também se ler ali e não somente retirar os livros”, finaliza Tássia.

 

Entre em Contato