Um momento de troca de experiências e realidades bastante diferentes aconteceu na manhã dessa terça-feira, na Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre. O grupo de sete estudantes canadenses, que está participando de um projeto de intercâmbio de curta duração na Universidade La Salle, e os outros itercambistas que vão passar o semestre por aqui, compartilharam de uma série de atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Juntos, eles jogaram futebol, realizaram atividades musicais e lúdicas e puderam conversar de forma descontraída. “Foi muito interessante conhecer os diferentes programas que eles têm, é um benefício muito importante para essas pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontuou Katelyn Hubercheck, canadense estudante de Biologia. Durante o diálogo as crianças puderam perguntas curiosidades que tinham sobre os estrangeiros e também foram questionadas sobre a sua realidade. “Eles estavam muito empolgados. Jogamos futebol e foi muito bom ver esses programas que são destinados à essas crianças que poderiam estar nas ruas. Mas estando na Fundação eles podem desenvolver suas habilidades e isso é muito legal”, complementou Jacob Waschuk, também canadense e estudante de Psicologia.  A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi criada em 1985 e atualmente, atende a 1,4 mil crianças, adolescentes e jovens.

No primeiro dia em Canoas o grupo de canadenses, da Concordia University of Edmonton, participou de atividades no campus. Saiba mais AQUI.

Confira AQUI mais fotos.

III Jornada Canadense divulga trabalhos feitos em parceria com o Brasil

Na tarde dessa terça-feira, os estudantes canadenses participam da III Jornada Canadenses, atividade que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e de estudos entre o Brasil e o Canadá. A ação é um promoção do Núcleo de Estudos Canadenses Unilasalle, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Zilá Bernd. “É extremamente gratificante para o nosso trabalho a presença dos estudantes aqui. Hoje há uma grande quantidade de alunos postulando para universidades canadenses e os conselhos de fomento oferecem muito suporte para interessados pelo Canadá pela respeitabilidade das universidades”, contextualizada Zilá. A programação iniciou às 14h, no Espaço Multicultural, com a participação da Profª Zilá e do Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Miranda, da coordenadora do curso de Relações Internacionais, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia e da Prof.ª Dr.ª Patricia Kayser Vargas Mangan, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Durantes as atividades da III Jornada Canadense também foram trazidas informações para quem deseja estudar no Canadá por meio de bolsas. Esteve presente a representante do Escritório Comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre, Paula Manozzo.