Menu

Que área de Tecnologia da Informação é uma das mais demandadas, todos já sabem. Mas o avanço tecnológico não tem prazo de validade e algumas profissões tendam a ser mais procuradas e algumas, nem existentes ainda, deverão surgir. Sobre isso que o coordenador de Sistemas para Internet, Ciência da Computação e Redes de Computadores, o Prof. Me. Rafael Kunst falou na Expojobs da Área de Inovação e Tecnologia aconteceu no último dia 28/11. 

Confira quais são os principais segmentos e profissões que surgem a partir da integração das tecnologias de informações com demais áreas do conhecimento de acordo com Kust:

1. Cloud: Cada vez mais os dados obedecerão ao conceito cloud, ou em nuvem, que se refere à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e compartilhamentos  interligados por meio da Internet.

2. Big data: Gerenciar um imenso volume de dados também é um desafio. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados que realmente importam.

3. Wearables: As “tecnologias vestíveis”, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário. Os dispositivos wearables são um passo para a concretização da chamada Internet das Coisas, que se caracteriza por manter a constante conectividade entre diferentes tipos de objetos comuns no cotidiano dos indivíduos.

4. API desenvolvedores: A Interface de Programação de Aplicativos é o conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e a sua utilização de maneira não tão evidente para os usuários.

5. Robotics: “Talvez a mais forte entre as áreas no futuro”. É um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.

6. IoT: É uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à internet.

7. Segurança da Informação: A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

8. Visionary leadership: São os artesãos digitais que além dos atributos técnicos, são visionários e entendem de negócios.

9.  Realidade virtual: Tecnologia de interface permite a imersão completa em um ambiente simulado criado a partir de um sistema computacional. 

10. Games 2D: “Vocês vão achar que eu estou louco”, comentou Kunst ao citar este item. Apesar do avanço nos jogos 3D e da difusão da realidade aumantada, o mercado demanda, cada vez mais, quem saiba programar jogos antigos, ou retrôs, os 2D. “nem sempre você precisa estar no topo da inovação, tem é que ser visionário e estar atento ao mercado”.

Entre em Contato