Na noite dessa quarta-feira, 09/08, foi aberta a exposição Museus Suspensos: um ensaio fotográfico, obra do trabalho coletivo de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Memórias Sociais e Bens Culturais da Universidade La Salle. O projeto ocupou o Espaço Multicultural com fotografias instaladas em rede no teto do local, que abrigou, ainda, a palestra Uma reflexão sobre a gestão em museus, ministrada por dois expoentes da museologia e curadoria gaúcha, Márcia Bertotto e André Venzon.

A comunidade acadêmica já sabe: ocupar o Espaço Multicultural com diferentes manifestações de arte tem se tornado um hábito na Universidade La Salle. Contudo, esse esforço não fomenta a área somente dentro da Instituição. Os inúmeros projetos que são trabalhos desde a sala de aula até chegar aos demais lugares do campus, encantam, inspiram e problematizam assuntos de relevância para além dos limites da Universidade. “Museus Suspensos é um trabalho coletivo que fortalece a cultura como um todo. É o resultado de uma investida que vai contra a corrente do atual contexto econômico e que reforça a necessidade da atenção aos museus e espaços que acolhem esse tipo de produção”, destacou Márcia Bertotto, doutora em museologia com mais de 30 anos de experiência na área.

De acordo com o acadêmico Rubielson Medeiros, um dos oito estudantes da produção executiva do projeto, Museus Suspensos foi concebido na disciplina de Indústria Criativa do PPG, com o propósito de cumprir dois desafios principais: o primeiro, de visitar e fotografar diferentes instituições museólogas; o segundo, organizar uma exposição com o fim de documenta-las e provocar uma reflexão na esfera cultural. A inspiração para o formato suspenso veio do atelier de André Venzon, artista visual, curador e gestor cultural, que assina a direção artística da exposição. “Quando organizei meu atelier, em 2015, não imaginava que a forma como eu guardava as recordações de amigos, suspensas pelo o local, provocaria uma reação em cadeia como essa”, brincou durante a palestra.

Museus Suspensos continuará no Espaço Multicultural até o dia 15/08, aberto das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. A proposta é que a exposição seja instalada em outros espaços, fora da Universidade, formando um circuito que já está sendo agendado pelos organizadores.

Confira a galeria de fotos aqui