Alunos da Universidade La Salle e a comunidade de Canoas agora contam com um novo espaço para criar, experimentar e botar ideias em prática. O Fablab, que antes estava restrito ao uso nas disciplinas, entra em uma nova fase, onde está também aberto para população. No espaço, localizado no térreo do prédio 1, está um laboratório de informática, máquinas para plotagem de plantas, impressora 3D, máquina para corte de vinil, máquina para corte a laser (madeira, papel, acrílico), equipamentos para acabamentos (lixas, serras, etc) e uma fresadora (corta e esculpe em madeira). “A pessoa pode chegar aqui com uma ideia inicial e vamos ajudar a materializar ou com projeto mais em fase avançada. Nesse caso, orientamos o processo de fabricação. Podem ser feitos desde produtos pequenos até um porte máximo de um metro por peça”, explica o coordenador dos cursos de Design Gráfico e de Produto, da Área de Inovação e Tecnologia, Prof. Me. Fabricio Kipper.

O Fablab é utilizado segundas e sextas para aulas dos cursos de Arquitetura e Design. Outros cursos, como Gestão Comercial e Engenharia Ambiental, também utilizam o espaço para atividades esporádicas. O laboratório está aberto para a comunidade acadêmica e externa nas terças, quartas e quintas, das 18h às 22h. O uso, no entanto, deve ser previamente agendado pelo e-mail fablab@unilasalle.edu.br ou pelo telefone 3476-8324. O custo de cada projeto será avaliado na hora. “Outros Fablabs do Brasil e no mundo estão produzindo muito mobiliário urbano, cadeiras, bancos, robótica aplicada, etc. São muitas as possibilidades do que criar. E uma das coisas legais do Fablab é o ambiente. Mais do que as máquinas, é um espaço para compartilhar ideias e projetos. O conhecimento gerado tem que ser compartilhado”, finaliza o professor.