Menu

Fab lab é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês – um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa. A grande novidade é que o Centro Universitário La Salle Canoas acaba de receber esta certificação e passa a integrar a rede mundial de Fablabs, sendo a primeira Instituição de Ensino Superior Comunitária no Rio Grande do Sul a possuir o espaço.

Além de estar à disposição dos alunos da instituição para atividades de aula e projetos acadêmicos, o espaço tem como característica abrir suas portas para a comunidade, permitindo que ideias sejam colocadas em prática. De acordo com o coordenador do espaço, Prof. Me. Fabrício Kipper, o Fablab é um local de compartilhamento, não só do espaço físico e equipamentos, como de ideias. “No Fab lab é possível materializar ideias, prototipar produtos com baixo custo e curto espaço de tempo”. Para isso, o espaço conta com equipamentos como impressora 3D, máquina de corte, fresadora CNC, plotter de recorte, além de torno de madeira e serras. 

Hoje, no Brasil, são trinta Fab labs certificados e atuando com os princípios propostos pela iniciativa. No Rio Grande do Sul, o FAB LAB Unilasalle Canoas é o único pertencente a uma instituição de ensino superior comunitária. 

 

Entre em Contato