De terça (09/01) até quinta-feira (11/01), a Universidade La Salle promoveu, no campus de Canoas, a Formação de Tutores da Educação a Distância.  Eles atuarão nas mais de 20 unidades da modalidade espalhadas pelo Brasil afora e entrarão em campo muito bem preparados para cumprirem a missão de serem mediadores do conhecimento.

A programação do evento contemplou atividades sobre inúmeros assuntos relacionados ao papel do tutor e sobre as especificidades da modalidade. Hoje, o EaD conta com um tutor externo por Área do conhecimento dos cursos oferecidos por unidade, e o número será ampliado de acordo com a demanda de cada localidade. Além deles, existem os tutores internos, que atuam na sede, em Canoas.

O Prof. Dr. Mario Pool, gestor nacional de EaD da Universidade La Salle, falou sobre esses profissionais:

Os tutores são mediadores no processo de aprendizado, enquanto o aluno é o protagonista da sua própria formação. Nas unidades, os estudantes compartilham o conhecimento prévio, obtido pelas aulas e leituras dos professores, tiram dúvidas, curiosidades e os tutores fazem tudo isso confluir entre eles. Isso acontece por meio da aplicação das Metodologias Ativas, que prevê aulas práticas, colocando o aluno no protagonismo da sua própria formação. “Dessa forma, o aluno não entra num processo de automação, que o treina, basicamente, a responder perguntas. Ele passa a ser questionador e participar ativamente do processo de construção do conhecimento”, explicou a Prof. Dra. Cristiane Vieira, em palestra realizada na quinta-feira (11/01).

O acolhimento é uma característica marcante na história Lassalista e os tutores são reflexo disso. “São os profissionais da Instituição que lidam mais diretamente com os alunos e se prepararam muito para colaborar com a sua formação integral”, explica Pool. Essa atenção impacta no seu papel motivacional. Os encontros semanais, além da orientação acadêmica, são reservados para promover a interação entre os estudantes e a troca de experiências. Os tutores estão à disposição – e foram devidamente preparados – para ouvir os seus anseios e motivá-los da melhor da melhor forma possível.

Você não chega lá sozinho. Inscreva-se no vestibular La Salle!

Conheça as opções de cursos e estude na Universidade La Salle! As inscrições para o vestibular estão abertas e você pode conferir os detalhes sobre as modalidades EaD e presencial no site. Lembrando que o Vestibular EaD é agendado e acontece três vezes por semana, em horários diferenciados. Acesse e garanta a sua participação!