Quantas semelhanças e diferenças podem ter os sistemas de agricultura no Brasil e na França? Motivada por essa pergunta a aluna da Unilasalle Beuvais, Gwendoline Leguennec, veio ao Brasil para um programa de intercâmbio de seis meses na Universidade La Salle Canoas. “Eu gostaria de conhecer a agricultura aqui, perceber as diferenças entre o Brasil e a França e, comparando os métodos, avaliar o que funciona bem e o que pode melhorar”, explica. Ela é uma das estudantes do grupo formado por 12 alunos, a maioria de cursos ligados a Engenharias com foco na agricultura. Aqui eles vão cursar disciplinas no Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais, Engenharia Ambiental, Biologia e Nutrição. “Esses alunos estão aqui graças a um programa de cooperação entre as duais instituições, o One La Salle, que pretende até 2020 trazer cerca de 20 alunos por semestre da França para o Brasil”, explica o Assessor de Assuntos Internacionais de Interinstitucionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda.

Aulas serão em português

Uma das curiosidades é que as aulas serão em português, já que um dos objetivos do programa é que os franceses aprendam outro idioma. “Eu já estudei inglês, russo e alemão. Agora queria aprender ou espanhol ou português, por isso vim para o Brasil. Além disso, queria ter uma experiência em um país diferente da França”, conta Louise Herment, a única aluna do grupo que vai cursar disciplinas da Nutrição. Apesar disso, as aulas sempre serão ministradas por professor bilíngues, caso os alunos tenham dúvidas.

Oportunidade de troca para alunos de Canoas

Além de uma experiência interessante para quem vem para Canoas, o programa também é uma ótima oportunidade para os alunos locais compartilharem suas realidades e aprenderem também: “É uma oportunidade para o nosso aluno descobrir realidades diferente da nossa, comparar os cursos, a forma de aprender aqui e no exterior. Isso enriquece o nosso campus”, explica Miranda.

Recepção com brigadeiro e chimarrão

O grupo foi recepcionado nessa quarta-feira (02/08), na SharedBusinness da Universidade La Salle, por um grupo de professores e pela equipe do Centro Internacional e Hospitalidade. Os franceses receberam informações sobre a Universidade e já puderam conversar sobre as disciplinas que irão cursar. Além disso, puderam experimentar, durante o café, brigadeiro, doce típico brasileiro e chimarrão.