O que fazer numa madrugada de sexta pra sábado? Dormir? Ira pra balada? Que nada! Aqui no Unilasalle a galera queima os neurônios numa gincana tecnológica com a temática Star Wars. As equipes, Apolo 4.0, Feijão com Batata e Black Hole, compostas por estudantes do ensino fundamental e médio disputaram uma gincana pra lá de brilhante, uma gincana estelar durante toda a madrugada deste sábado no Unilasalle. Promovida pela área de Inovação e Tecnologia, a Gincana Tecnológica não só teve o tema Star Wars, como contou com o apoio do Conselho Jedi do RS, representado pelos cosplayers Soldado Tropper, Cavaleira Jedi, Boba Fett, Kylo Ren e Darth Vader.

Logo após às 22h da sexta-feira, os participantes foram recepcionados pelos professores Rafael Kusnt, Fabrício Kipper e Rubem Fagundes que deram as boas-vindas e desejaram que a noite fosse de muita diversão e, principalmente, aprendizado na área da tecnologia. Kunst deu continuidade falando sobre dez profissões do futuro e que “vão fazer a diferença” na área da TI. Mas a noite estava só começando, e logo a turma foi dividida em equipes que a partir de um aplicativo desenvolvido pela Lirial Soluções digitais, especialmente para o evento, passou a se seguir as tarefas. Oficinas de ilustrator, uso do FabLab, oficina de robótica, produção de robôs de Lego e o cumprimento de missões com eles, fizeram parte da competição. E tudo isso regado a muita pizza.

O integrante mais novo da gincana foi o Vinícius Pinto, de 11 anos, que acompanhado do irmão, Vitor Pinto, de 14 anos, participou atento das tarefas. Estudante do Colégio Adventista de Gravataí, ele conta que gosta de tecnologia e se animou quando soube que poderia aprender a programar robôs de Lego. Já Luiz Eduardo da Silva, 18 anos, estudante do Colégio bento Gonçalves e bolsista do projeto de Química do Unilasalle, não só se inscreveu na gincana, como trouxe mais quatro colegas junto. Mesmo com interesses diversos (um pensa em estudar Direito, o outro Jornalismo e o outro Arquitetura), o interesse por tecnologia é inerente a todo o grupo.

Depois de uma madruga inteira de muitas atividades, o grupo se reuniu no Auditório Ir. Arsênio Both para o anúncio da equipe campeã: a vencedora foi a equipe Apolo 4.0, com 1564 pontos.

Gincana e promovida pela área de Inovação e Tecnologia

A primeira Gincana Tecnológica do Unilasalle canoas foi promovida pela área de  Inovação e Tecnologia e os participantes que se inscrevessem no vestibular do dia 15/12 durante o evento ganharia isenção da taxa de inscrição.

A área de Inovação e Tecnologia é a área que reúne pesquisa e desenvolvimento aplicados de forma inovadora com o uso de tecnologias de ponta e abordagem interdisciplinar. Além de congregar os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica (novo), Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Química, Design Gráfico, Design de Produto, Design Bacharelado (novo), Redes de Computadores e Sistemas para Internet, a área tem cursos de Extensão e Pós-Graduação. Por meio da La Salle Innovation, os currículos dos cursos e as demandas mercadológicas são alinhados, possibilitando que a área de Inovação e Tecnologia do Unilasalle Canoas entregue projetos, produtos e serviços com foco em resultados.

Confira algumas imagens aqui.