Menu

O que é necessário para empreender? O mundo está repleto de ideias aguardando por pessoas que as transformem em oportunidades. Heitor Bergamini é uma desses empreendedores. Ele já foi diretor da Gerdau e hoje atua como consultor empresarial e membro conselheiro de diversas instituições empresariais. Heitor esteve na Universidade La Salle na noite dessa terça-feira (21/11), durante a Semana Global do Empreendedorismo, compartilhando as suas experiências inspiradoras. Confira a entrevista:

Após décadas de empreendedorismo no mercado ainda existe brilho no teu olho. Como isso é possível?

H: Eu sempre fui inquieto. Desde jovem, me projetava 10, 15 anos, objetivando o que eu queria fazer lá na frente. Tive várias oportunidades de morar fora do Rio Grande do Sul em busca de aprendizado e novas experiências. Digo aos meus filhos exatamente isso, que eles estão na idade de se testar, errar, fazer a diferença, buscar pessoas e situações que ensinem e os puxem para frente. A geração de agora está nessa vibe, porém, também é muito imediatista. Tudo bem, sabemos que precisamos agir, contudo, nem sempre as coisas acontecem na velocidade que esperamos. Um pouco de paciência faz bem e o trabalho com planejamento faz toda a diferença para chegar lá, conquistar os objetivos e ter esse brilho no olho.

Você afirma, na sua obra, que a paixão é fundamental para ter sucesso. Como não deixar que isso prejudique o juízo na avaliação dos projetos?

H: Não é segredo, mas o que eu sempre usei é o seguinte: se você não gosta do que faz, não faça. A primeira coisa que você precisa aprender a dizer é não. Qualquer coisa que viole o que você queira vale o seu não. A vida é feita de planejamento, assim como na empresa, deve ser na vida. A paixão nunca deve sobrepor seu planejamento, então planeje a sua paixão; seja um apaixonado, mas sabendo onde quer chegar com seu projeto.

Como identificar se um projeto tem potencial?

H: Para mim, todos os projetos têm potencial. Todos. Eu vejo gente empreendendo sem dinheiro ou com poucos recursos e dando muito certo no mercado. Como conseguiram chegar onde chegaram? Tinha algo fundamental, que é aquele brilho no olho do qual falamos anteriormente. Uma coisa é certa: você vai cair, mas não deve desistir na primeira queda. A vida não é feita de sucesso. Quem tem sucesso fácil e imediato, na verdade, é uma minoria. A maioria dos empreendimentos que dão certo é feita de muita luta. Mas tem que lutar sem sofrer, pois, essa dedicação é pela sua vida, pelo que você gosta, pelos seus ideais, pelo negócio que te faz feliz. Essa é a verdadeira luta.

Existe uma dica fundamental para quem quer empreender?

H: Vamos viver uma nova economia, feita por aqueles que encontram e fazem aquilo que os fazem felizes. Todos os momentos são bons para empreender, desde que saibamos o que queremos fazer. Também não tem idade ideal ou perfil. Se você estiver inserido numa empresa ou empreendendo em alguma ideia que não te realiza, muda teu rumo, porque alguma coisa está errada e não vai te trazer sucesso. Temos que viver para ser feliz.

Entre em Contato