Inicialmente chamado Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (CELES), recebeu os primeiros alunos, em 6 de agosto de 1976, nos cursos de Estudos Sociais e Letras. Em 1977, passou a oferecer o curso de Pedagogia e, em 1980, os cursos de pós-graduação e extensão universitária nas áreas sociais e pedagógicas. Sete anos depois, ela deu início às Licenciaturas em História e Geografia.

Em dezembro de 1998, o CELES passa à condição de Centro Universitário, passando a ser denominado de Centro Universitário La Salle. Entre 1999 e 2005, houve a criação de 25 cursos de graduação. A criação dos primeiro mestrado e doutorado acadêmico em 2006 e 2014, respectivamente. Em parceria com as escolas de negócios da Rede La Salle Internacional, surgiu a La Salle Business School, em 2011, com o objetivo de formar profissionais voltados ao mercado de negócios e lideranças. Em 2013, o Unilasalle foi reconhecido como Instituição Comunitária de Ensino Superior.

Em seu pronunciamento, Betinho lembrou que a instituição tem sua história ligada à trajetória das Obras Educativas Lassalistas, que têm origem na proposta educativa de São João Batista de La Salle. "A obra de São João Batista de La Salle se ramificou por todo mundo, e uma de suas ramas alcançou Canoas. Isto eu denomino como uma dádiva", afirmou.

O reitor do Unilasalle, Paulo Fossatti, recebeu o Troféu Canoas e uma placa comemorativa aos 40 anos da instituição. Ao agradecer à Câmara de Vereadores, salientou que esse reconhecimento representa uma homenagem à educação. "Somos muito gratos a essa cidade que nos acolheu, nos deu espaço e que constrói conosco. Com muito orgulho, podemos dizer que grande parte das lideranças do município e região passou pelo La Salle Canoas”, ressaltou.

A pró-reitora de Graduação, Vera Lúcia Ramirez, destacou que a instituição faz parte da história da cidade e recordou que os irmãos lassalistas chegaram a Canoas em 1907, muito antes da emancipação do município. "Na área do ensino fundamental e médio já tínhamos credibilidade com a comunidade. A partir de 1976, tivemos que consolidar toda uma proposta educativa voltada ao ensino superior. Graças a toda uma equipe, ao corpo docente e técnico-administrativo e à comunidade, nós temos tido sucesso e uma história muito bonita nesses 40 anos”, disse.

Também participaram do Grande Expediente, o pró-reitor de Administração, Renaldo de Souza; diretor de Graduação e Assessor de Inovação, Daniel Sperb; assessor para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, José Alberto Antunes de Miranda; coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Eliana Lagemann Diestmann; diretor de Marketing, Cleiton Decker; diretor administrativo, Patrick Cantanhede; procurador jurídico, Miguel Costa.

Fonte: Câmara Municipal de Canoas