Menu

Contemplando a comemoração dos 40 Anos do Unilasalle Canoas, a instituição irá conceder no dia 12/05 o primeiro título de Doutor Honoris Causa, título tradicionalmente outorgado por instituições de ensino. O agraciado é o Ir. Edgard Hengemüle – professor, formador de candidatos à vida religiosa, pesquisador e Provincial de 80 anos de idade – em reconhecimento pelo seu notório saber e colaboração na área da Pedagogia lassalista e formação de educadores. A escolha de Hengemüle foi apreciada e aprovada pelo CONSUN – Conselho Universitário do Unilasalle Canoas. 

A cerimônia é um marco para a Instituição em seus 40 anos de formação de universitários em diversas áreas do conhecimento. Integra uma programação de eventos comemorativos que envolvem toda a comunidade acadêmica no ano de 2016. A concessão do título honorífico Dr. Honoris Causa inicia com uma Celebração Eucarística na Capela São José às 16hpresidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, e segue com a cerimônia oficial às 17h no Salão de Atos. A programação é aberta ao público. Venha prestigiar esse importante momento dos 40 anos do Unilasalle Canoas. 

Saiba mais sobre o agraciado

Irmão Edgard Hengemüle nasceu em Santo Cristo, RS, no dia 18 de dezembro 1935. Desenvolveu sua trajetória como professor, formador de candidatos a vida religiosa lassalista, pesquisador e Provincial. 

Sua formação acadêmica passa pelo Instituto São José de 1948 a 1955 (1º Grau e Magistério). Sua graduação em Pedagogia iniciou, em 1959 na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e foi completada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1961 (bacharelado) e em 1962 (licenciatura). Fez especialização em Metodologia do Ensino Superior, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1973, Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) concluído em 1997. Outros cursos: Suficiência em português, história, canto orfeônico e canto gregoriano. Instituto Catequístico Latino-Americano (CELAM). Realizado em 1968, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Chile. Título conferido: Experto y Dirigente em Catequesis. 

Sua formação lassaliana iniciou no Juvenato São José em Canoas, entre os anos 1948 e 1951. Em 1952, seguiu o Centro de Formação La Salle (Noviciado) no Bairro Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre. Ao início do ano seguinte, fez os seus primeiros votos, o que significa que no presente ano de 2016 completou 63 anos de Vida Religiosa. Fez o Escolasticado (Escola Normal La Salle) em Canoas de 1953 a 1955. Comprometeu-se com os votos perpétuos em 6 de janeiro de 1960. Especialização em Lassalianismo na Sessão Internacional de Estudos Lassalianos (SIEL), em Roma, 1988-1989. 

Irmão Edgard desenvolveu inúmeras atividades em várias instâncias. Exerceu o magistério nos três níveis de ensino, particularmente em casas lassalistas de formação (aspirantado, postulado, noviciado e escolasticado). Exerceu a Regência em séries iniciais. Foi professor de Religião, História, Português e Música no ginásio, científico e escola normal. Português na Escola Técnica de Comércio de Pelotas. E lecionou História da Educação em nível universitário, na PUCRS (de 1971 a 1977) e no UNILASALLE.  Em janeiro de 1976 desenvolveu um curso intensivo de História da Educação na PUCRS.  Coordenador do Departamento de Fundamentos da Educação da PUCRS (1974 e 1975).

Entre em Contato