Menu

Em uma noite de reconhecimento a uma vida de virtudes humanas e dedicação à causa da educação, que inspirou toda a comunidade acadêmica presente, aconteceu a sessão solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Me. Ir. Edgard Hengemüle. Seguindo um protocolo oficial, os membros do Conselho Universitário – CONSUN – iniciaram a cerimônia em um cortejo pelo Salão de Atos, representando sua aprovação por unanimidade de votos do nome de Hengemüle como o primeiro Doutor Honoris Causa da Instituição, que completa em 2016 seus 40 anos de atuação no ensino superior.

A Pró-Reitora de Graduação do Unilasalle Canoas Prof. Dr. Vera Ramirez foi responsável pelo laudácio do agraciado. Em sua fala, Vera trouxe dados da história de Hengemüle: uma infância rural, de contato com a natureza e marcada por uma responsabilidade precoce, de um menino que aos doze anos ingressou no juvenato e sua dedicação à causa lassalista. “Quando a Reitoria decidia o nome do agraciado para este título histórico, logo a imagem do Ir. Edgar Hengemüle se concretizou em nossas mentes: uma vida de dedicação a disseminar e atualizar os ensinamentos de São João Batista de La Salle para os tempos e hoje, em obras que inspiram educadores em todo o mundo”.

Após a saudação, o Reitor do Unilasalle Canoas, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc formalizou a outorga, realizando a imposição do capelo e da borla e entregando o diploma ao Ir. Edgar Hengemüle, que proferiu sua fala inspiradora, citando momentos de sua vida e frisando ensinamentos marcantes. “Agradecer significa retribuir a graça. E ao ser agraciado por Deus pelo dom da vida, não haveria outra forma de retribuir a não ser fazer toda a minha vida um dom a Deus e ao próximo. Há que devolver a semente, mas frutificada. Devemos questionar: o que há de bom nesse mundo por que eu existo?”

Fossatti finalizou a cerimônia reiterando a importância de seguirmos o exemplo de uma trajetória carregada de sentido. “Na semana em que comemoramos nosso Santo Fundador, celebrar a vida de um educador que fez e faz a diferença na vida de tantas gerações e ultrapassou fronteiras na missão de educar nos faz refletir sobre todos os nossos projetos de vida, nos permitindo questionar o que estamos fazendo de diferença no mundo”. Comentou.

Celebração com Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler

Antes da sessão solene a comunidade acadêmica e convidados assistiram à Celebração Eucarística na Capela São José com o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, que trabalhou junto com Edgar Hengemüle na Conferência de Religiosos do Rio Grande do Sul. “Precisamos de homens e mulheres capazes de educar pela paixão de educar, ajudando a continuar um mundo melhor para as futuras gerações. Essa é uma das missões da Igreja e das instituições de ensino”, comentou Spengler, enfatizando a jovialidade e a dedicação ao amor de Deus de Hengemüle. 

Reconhecimento da família

“Representou em nossa família um esteio, perdemos o pai cedo e ele como irmão mais velho sempre foi nossa referência junto a nossa mãe. O Edgar não concentra só os valores que vemos em um histórico acadêmico, esse todos nós podemos conquistar, mas sim valores de vida, de pessoa humana. Esses valores ou você tem, ou você não tem. Ele nos passa muito disso, herdamos dele, somos felizes por tê-lo como irmão”.

Adelar Hengemühle

“Momento de muita emoção para nós, como família, estarmos vivendo esse momento de reconhecimento aqui. Ele tem como referência a nossa terra, a simplicidade da infância dele e nunca esqueceu as raízes. Sempre cultiva uma estima por todos os familiares, quer saber da vida de cada um, sempre foi interessado. É um homem extremamente inteligente que equilibra a parte acadêmica notável com valores humanos raros: humildade, consciência de respeito, engajamento com a sua congregação. Ele perseverou em sua vocação, desde muito cedo, tomou a decisão de uma vida de dedicação à causa lassalista”

Olavo Hengemühle

Confira as imagens do evento

Entre em Contato