A I Semana de Inovação e Tecnologia seguiu durante toda a semana com uma programação que envolveu os acadêmicos de todos os cursos da área de inovação e tecnologia. Entre palestras e oficinas, esteve uma atividade com Lego Education e uma palestra sobre fachadas ventiladas na terça-feira, dia 23/08. Nesta palestra, o arquiteto Fábio Lunardelli, da Favegrup, apresentou o sistema de fachadas ventiladas, falando de suas vantagens, como a redução de calor e qualidades estéticas e de manutenção. Na quarta, dia 24/08, além da tábua e tubo, projeto apresentado por Felipe Machado, o destaque ficou com a fala da farmacêutica e perita criminal do Instituto Geral de Perícias (IGP), Paulini Wegner sobre perícia forense. Paulini falou da estrutura do IGP, das áreas de atuação de cada profissional e focou sua fala nas drogas e químicas forense, que é o seu trabalho.

Já no seu último dia, o evento contou com a fala de Orlando Jr., da Imagination, que falou de realidade aumentada e empreendedorismo, uma vez que o maior desafio na trajetória da empresa foi na área de negócios. “E nós somos uns guris de Santa Maria, sabe. Isso serve para vocês verem que se tivermos boas ideias dá pra ir atrás”, destacou Orlando ao falar que conhecimento técnico é possível adquirir quando se quer muito uma coisa, ele pôde perceber isso quando a sua empresa recebeu aceleração e ele pôde ter contato com outros casos que mostraram que ele precisava entender de áreas diversas. Enquanto o assunto era realidade virtual no Auditório Bruno Ruedell, no Arsênio Both, o tema era a valorização da profissão do engenheiro com a fala do Presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Alexandre Wollmann. “A ideia hoje é provocar nos acadêmico a reflexão sobre a razão pela qual escolheram a profissão e as suas responsabilidades, além de mostrar qual é o papel do sindicato”, ressaltou.

A I Semana de Inovação e Tecnologia se originou na Semana das Engenharias que aconteceu em 2015 e que neste ano congrega quinze cursos pertencentes à área. Confira aqui algumas imagens da I Semana de Inovação e Tecnologia.