Inovação na educação. Este foi o tema que abriu o Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária neste domingo, dia 27/09. O evento internacional sediado pelo Unilsalle Canoas contou com um coquetel de boas-vindas e um apresentação artística do GAG Piazitos do Sul. Mas foi a partir das 18h que o Auditório Ir. Bruno Ruedell ficou lotado com um público atento e sedento pelas experiências que seriam divididas.
Fizeram parte da mesa de abertura o Reitor do Unilasalle e Presidente do Congresso, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, o Vice-Reitor e diretor do Programa de Investigação e Pesquisa sobre Governança Universitária da Universidad de Los Lagos, Prof. Dr. Francisco Ganga Contreras, e o Reitor da Univates e representante do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Prof. Me. Ney Lazzari, que abriu as falas e destacou o debate no âmbito das Instituições de Ensino Superior Comunitárias que atende a quase 200 mil alunos em todo Brasil. O Prof. Dr. Francisco Contreras, no contexto tecnológico dos dias de hoje, estabeleceu a sigla IPOC para definir pontos estratégicos na governança de universidades: I de investigação, P de pessoas, O de estruturas organizacionais e C de conhecimento. O Reitor do Unilasalle, por sua vez, deu as boas-vindas aos participantes e destacou os cuidados com as pessoas quando o assunto é governança: “Se quisermos ir adiante, devemos ter cuidados com as pessoas, com os gestores. E sobre isso nós teremos, a partir de amanhã, belos trabalhos apresentados de várias partes do mundo referentes ao eixo 1 do congresso”.
Após a mesa de abertura, quem teve a honra de realizar a primeira conferência foi Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy, que tratou do tema Inovação na Educação: entre a tradição e a renovação. Entre tantas questões, Audy destacou em sua fala a questão dos valores de uma Instituição de Ensino e como a Inovação deve ser encarada como agregadora e nunca substituta daquilo que é a essência da Instituição. “Ser empreendedora não significa deixar o ensino de lado. Essa é uma característica acumulativa. Devemos sempre expandir e não substituir”. Audy também frizou o papel das comunitárias que devem expandir o foco da formação, agregando à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade. “O importante é que a universidade se comprometa a envolver-se com a sociedade e servi-la”, ressaltou. E para finalizar, o conferencista destacou a necessidade de investir nas pessoas que constituem uma Instituição: “A universidade é o conjunto de sua comunidade acadêmica”.
O Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária vai até terça-feira, dia 29/09 e conta com conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos e simpósios satélites. Entre os congressistas e inscritos estão participantes de várias instituições de ensino de todo o Brasil, do México, Argentina, Bélgica, Chile e Espanha. As atividades e os trabalhos apresentados serão divididos em três eixos temáticos: 1- Governança Universitária e Gestão de Pessoas nas Universidades; 2- Gestão Universitária na atualidade: relação entre Universidade, empresa, governo e sociedade; 3- Formação Pré-Universitária: Interação entre Universidade, Ensino Médio e Ensino Fundamental.
O evento acontece no Auditório Ir. Bruno Ruedell e é realizado pelo Unilasalle Canoas em parceria com a Universidad de Los Lagos e conta com o apoio da Abruc, Anec, Comung, Crub e Inpeau. O patrocínio é da TechDec, Fundaplub e GVDasa. Mais informações, assim como a programação completa do evento, podem ser obtidas no site do evento.