A divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) pelo Ministério da Educação no início da semana reconheceu o trabalho intenso realizado pela Universidade La Salle com os cursos na Área de Saúde e Qualidade de Vida. A Universidade La Salle atingiu um IGC 3,14, o que coloca a instituição na faixa 4, em uma escala que vai de 1 a 5. A avaliação refere-se ao ano 2016, quando ainda era um Centro Universitário. Essa avaliação encerra o triênio 2014, 2015 e 2016 e leva em consideração o resultado do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Nos dados que divulgam o desempenho de cada curso de forma individual, através do CPC, o grande destaque foi o curso de Educação Física com conceito 4 e qualificado como o melhor do Rio Grande do Sul: “A conquista é consequência do comprometimento e competência dos professores e alunos do Curso”, relata o coordenador do curso, Prof. Dr. Roberto Maluf de Mesquita. O curso de Fisioterapia também alcançou conceito 4 e ficou classificado como o quarto melhor do estado. Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Christian Coronel, um dos motivos para a avaliação positiva é o currículo dinâmico e inovador que proporciona uma formação mais completa. “O estímulo a globalização é delineado com a utilização de metodologias de aprendizagens ativas, buscando o aprimoramento e a inovação constantes em sala de aula com a participação de professores que são referências nas suas áreas de atuação”, completa.

Os cursos de Nutrição e Enfermagem, também da Área de Saúde e Qualidade de Vida, receberam CPC 4 e ficaram entre os dez melhores do Rio Grande do Sul em suas categorias. Segundo o coordenador do curso de Nutrição. Prof. Dr. Francisco Amaro, três pilares são o alicerce do curso e influenciam nesse resultado: infraestrutura da Universidade, formação ímpar dos professores e os alunos que são “apaixonados pela nutrição”. A Prof.ª Dr.ª Sonara Estima, coordenadora do curso de Enfermagem, também salienta a atuação de professores e alunos, e relata que as oportunidades de prática da profissão ainda durante a graduação são um dos diferenciais do curso: “As parcerias com as instituições de saúde que propiciam o contato com o mundo real do mercado de trabalho que o egresso vai encontrar contribuem para esse resultado”, finaliza.

Quer estar em cursos que são referência na Área da Saúde? Saiba como AQUI.