A Universidade La Salle é global. Inserida numa rede que contempla instituições de ensino em mais de 80 países, a Universidade promove a internacionalização do conhecimento mesmo sem sair do lugar. Por isso, na tarde dessa quinta-feira (15/02), foi lançada temporada de estudos da Summer School do Unilasalle Program (UP). Trata-se de uma realização dos cursos de Direito e de Relações Internacionais da Instituição, em parceria com a Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais/Reitoria e da La Salle Business School.

O que é o Unilasalle Program?

O Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, assessor para assuntos internacionais da Universidade, explica que o programa segue basicamente os moldes internacionais das escolas de verão, que consiste em cursos de rápida duração e em formatos diferenciados durante o período de férias curriculares. Ao final, e se aprovados, os acadêmicos da Universidade La Salle poderão validar o curso como uma disciplina e os participantes externos receberão certificação de curso de extensão de 60h.

Quem ministra as aulas?

Os professores são estrangeiros, Johannes Servan (da Noruega) e José Ángel Brandariz Garcia (da Espanha). Eles ministrarão as aulas em Português ou na língua de origem (com tradução simultânea) e a abordagem também é internacional. “É uma forma de democratizar a experiência da internacionalização, principalmente para quem não tem disponibilidade ou condições financeiras para realizar mobilidade acadêmica. Também é uma maneira de oferecer novas perspectivas aos alunos, ampliando seus conhecimentos sobre os assuntos e sobre o mundo”, afirma a Profª Drª. Tatiana Vargas Maia, coordenadora do curso de Relações Internacionais.

“Os cursos com esses professores irão agregar muito ao meu currículo. A facilidade da aula bilíngue e a vantagem dessa troca de experiências interacionais dentro da própria Universidade, numa época de mais tranquilidade e sem conflito com outras aulas, serve como motivação para buscar cada vez mais conhecimento”, completa Lísia Rodrigues Flores, estudante de Direito e aluna do UP.

Assuntos de repercussão mundial

Serão dois cursos, cada um ministrado por um professor: Direito Cosmopolita, pelo Prof. Johannes Servan e Debates criminológicos contemporâneos: perspectivas internacionais e sul-americanas, pelo Prof. José Garcia. “Buscamos temas que não são diretamente ou amplamente abordados nas disciplinas, como uma possibilidade de aprofundamento ou complementação à formação. Os cursos suscitarão temas de relevância que tangem nacionalidades, como encarceramento e migração”, detalha o Prof. Dr. Daniel Achutti.

Os cursos seguem até o dia 28/02, quarta-feira. O programa será encerrado com um Seminário gratuito e aberto para a comunidade no dia 03/03, sábado, das 9h às 13h, no Auditório Ir. Bruno Ruedell. Não é necessário realizar inscrição.