Já imaginou como é difícil chegar a outro país, sem conhecer ninguém? Para tornar esse momento mais tranquilo o Unilasalle realizou ontem a recepção dos alunos intercambistas deste semestre. A ação foi no Centro Internacional e Hospitalidade. Estavam presentes o Assessor Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, José Alberto Antunes de Miranda, o Coordenador dos Cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, Prof. Rubem Dutra Ribeiro Fagundes, e os oito alunos da mobilidade acadêmica.

Os alunos receberam informações sobre a chegada deles ao país, o semestre letivo e dicas turísticas. Também foi feito um alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados em relação à segurança. Os professores incentivaram que os estrangeiros troquem experiências com os alunos locais e lembraram do encontro semestral com o Reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

Luis Gerardo Velez Aguirre, 20 anos, da Universidade La Salle Saltillo, no México, conta que uma das influências para vir para o Unilasalle Canoas foi a cultura. Ele também recebeu a indicação de uma amiga sobre a instituição. “Quero aprender a falar bem o português, no futuro penso em focar no comércio do Mercosul, e aprender a cultura também”, falou o mexicano que está cursando Comércio Exterior.

O interesse pela cultura brasileira também foi um dos motivos para Ángel Adrián Cachú Osorio, de 21 anos, da Universidade Salle Bajío México, vir para Canoas cursar Engenharia de Telecomunicação. “Já morei algum tempo nos Estados Unidos. Eles têm uma cultura diferente. Por gostar muito do espanhol escolhi o Brasil pelas semelhanças com a cultura mexicana”, explicou. Além do Rio Grande do Sul o aluno ainda quer conhecer Florianópolis, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, no Paraná.