Na noite do dia 24/05 aconteceu mais uma edição do International Coffee Hour, e o tema desta noite foi a Espanha. O bate-papo traz consigo a valorização do intercâmbio e a importância dessa troca, que envolve todo a aprendizagem durante a viagem. Além da valorização do idioma espanhol e o currículo do aluno que fica mais enriquecido.

Estiveram presentes no evento Almudena Santamaría, Professora de Espanhol da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e leitora MAEC-AECID; a bibliotecária do Instituto Cervantes, Iara de Azeredo; o Senhor Cônsul-Geral da Espanha no Brasil, Dr. José Pablo Alzina de Aguiar; o Mediador do evento, o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda; e para fazer o pronunciamento de abertura do evento, a Pró-Reitora de Graduação da Universidade La Salle, Prof. Dra. Vera Lúcia Ramirez. Para abrilhantar o início do evento, a atração cultural da violonista, Thais Nascimento.

O Prof. Dr. José Miranda falou sobre a importância da Espanha para o Brasil pelas trocas, além da relação econômica, mas também sobre as influências na educação e na cultura. A Prof. Dra. Vera agradeceu a vinda do Senhor Cônsul, “Temos dentro da nossa visão ser uma Instituição de excelência, mas não só na parte acadêmica, também na área de internacionalização. Parabenizo os alunos envolvidos no evento. E também agradeço a presença do Cônsul”, encerrou sua fala.

“Estou muito honrado pelo convite, e gostaria de parabenizar a Instituição por essa conquista de título como Universidade, muito merecido. A Espanha e o Brasil têm uma relação muito estreita. E a Espanha é um ótimo lugar para se fazer intercâmbio pela atrativa tradição universitária”, acrescentou o Senhor Cônsul-Geral da Espanha.

O evento também contou com depoimentos dos alunos que fizeram intercâmbio do Brasil para a Espanha. Gustavo Bueno e Julia Tietz, cursam Relações Internacionais e realizaram a mobilidade acadêmica na Universidad Castilla La-Manhca, em Toledo – Espanha. Também a aluna Jafia Ferreira, do curso de Direito, que foi para a Universidad de Léon. E as meninas que vieram da Espanha para o Brasil. Célia Gonzalez, acadêmica de Engenharia Mecânica, e Miriam Mogrovejo, estudante de Marketing, vindas da Universidad de Léon. Também foi realizada uma homenagem em forma de agradecimento à presença ao Senhor Cônsul-Geral da Espanha no Brasil, Dr. José Pablo Alzina de Aguiar, pelo Diretório Acadêmico de Relações Internacionais da Universidade La Salle.

International Coffee Hour

O evento é promovido pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e pelo Centro Internacional e Hospitalidade da Universidade La Salle. E trata-se de um encontro que tem como objetivo divulgar as oportunidades de mobilidade acadêmica oferecidas pela Universidade La Salle, de maneira mais pontual e personalizada. O evento é particularmente relevante quando colocado sob a perspectiva da visão da instituição de ser reconhecida pela excelência acadêmica e pela internacionalização. Nesse sentido, a ideia é aproximar a internacionalização acadêmica da realidade dos alunos de graduação, demonstrando, através de depoimentos e relatos, como estudar no exterior é um projeto que pode ser acessível quando planejado adequadamente.