“Wie in Deutschland zu studieren?” ou “Como estudar na Alemanha? Essa foi a pergunta debatida e respondida durante a edição temática sobre o país do Internacional Coffee Hour que aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 28/09, no Unilasalle Canoas. O evento teve início às 18h com a apresentação do Grupo de Danças folclóricas Germânicas Alemãs de São Leopoldo. O grupo de 40 integrantes entre 60 e 90 anos apresentou danças típicas alemãs prendendo a atenção de quem passava pelo pátio em frente à biblioteca.  Já na parte de dentro da sala de reuniões, decorada pelas acadêmicas do curso de Eventos com as cores da bandeira da Alemanha, a internacionalização tomou conta. O tema era a Alemanha, mas teve fala em inglês e aluno estrangeiro, da Colômbia, interessado no assunto.

A apresentação do evento foi feita pela coordenadora dos cursos de História e de Relações Internacionais, Profª. Dra. Tatiana Vargas Maia, que precedeu a fala do Cônsul da Alemanha no Brasil, Robert Strnadl. O Cônsul deu dicas práticas sobre a cultura do povo alemão e do jeito de ser do povo que se distinguem do comportamento do brasileiro, como, por exemplo, a pontualidade e o não contato físico com pessoas desconhecidas. Depois dele, a representante do serviço alemão de intercâmbio (DAAD) no Brasil, a Dra Svenja Brünger explicou o que é o DAAD e contou sobre as diferentes possibilidades de bolsas para estudar no país. “O DAAD é a associação de instituições de ensino superior da Alemanha e seu objetivo é oferecer bolsas e fomento para brasileiros”, cotribuiu. Desde sua fundação em 1925, o DAAD já beneficiou 1,5 milhão de estudantes brasileiros e continua mostrando porque é válida a mobilidade acadêmica no país. De acordo com Svenja, além de ser um país que investe na educação, o custo de vida é acessível e existem possibilidades tanto para acadêmicos da graduação como da pós. Ela também lembrou que o Unilasalle possui convênio com três universidades alemãs.

Para encerrar o evento, a acadêmica de Engenharia da Produção, Karin Fahn, falou da sua experiência neste primeiro mês que estuda no Unilasalle. Karin veio da Alemanha por mobilidade acadêmica e estudará um semestre no Unilasalle. Neste pouco tempo já foi apresentada ao chimarrão e ao churrasco e contou, na língua inglesa, sobre sua universidade na Alemanha e sobre o que vem vivendo no Brasil acadêmica e profissionalmente.

Ficou interessado? Então entre em contato com o Centro Internacional e Hospitalidade e planeje sua mobilidade acadêmica.

Veja imagens do evento.