Com o objetivo de facilitar o intercâmbio de experiências de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais realizadas por instituições e grupos de pesquisa que estudam de forma complementar a sistêmica vida urbana e o desenvolvimento regional através de prismas de memória social, do meio ambiente e do patrimônio cultural, acontecerá entre os dias 7 e 9 de novembro a quarta edição do Jornadas Mercosul. O evento que tem como tema “Memória, Ambiente e Patrimônio”, está com as inscrições abertas para quem pretende apresentar trabalhos e para quem participará como ouvinte. Podem se inscrever alunos de graduação e pós-gradução em Ciências Humanas e Sociais; profissionais e pesquisadores nas áreas da Memória Social, Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Desenvolvimento Regional; gestores públicos e privados e o público em geral.

O valor para a inscrição varia entre R$ 100,00 e R$ 150,00. Estudantes de graduação, maiores de 60 anos de idade e pessoas com deficiência têm a inscrição isenta. O evento acontece no Auditório Bruno Ruedell e os GTs em salas do primeiro andar do prédio 8. Como coordenador do evento, o Prof. Dr. Lucas Graeff destaca a efervescência das discussões travadas dos grupos de trabalho de edições anteriores do Jornadas Mercosul no que se refere à produção acadêmica, técnica e científica sobre a Cidade e o desenvolvimento regional.

O evento é uma realização do Unilasalle Canoas com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais; Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO; Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas; Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville; Prefeitura de Canoas/RS.

Saiba mais sobre o Jornadas:

O objetivo principal do evento é facilitar o intercâmbio de experiências de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais realizadas por instituições e grupos de pesquisa que estudam de forma complementar e sistêmica a memória social, o meio ambiente e o patrimônio cultural. Mais especificamente, o evento visa:

1) aprofundar estudos sobre a multiplicidade de práticas culturais e de memórias que consolidam e transformam as experiências de viver a cidade e na cidade;

2) debater modelos de desenvolvimento tensionados pelas noções de sustentabilidade, segurança ambiental e populações tradicionais; e

3) ampliar e intensificar as relações entre diferentes disciplinas que tematizam a cidade e o desenvolvimento regional, alargando o espaço de interações e traduções entre linguagens conceituais próximas e distantes; e

4) consolidar e promover a rede de Programas de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio, atualmente composta pelos cinco PPGs que apoiam o evento. Os trabalhos e apresentações resultantes deste evento serão compilados em anais eletrônicos, disponibilizado para a livre consulta à imagem das publicações das edições anteriores do evento.

Confira a programação completa.

Mais informações, como normas de publicação e inscrições no site.