O Unilasalle Canoas esteve presente e passa a fazer parte do recém lançado Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres. O projeto reúne artistas, representantes de universidades, governo estadual, empresários, grupos de comunicação, entidades de classe, da sociedade civil e de ativistas da luta contra a violência a mulher para trabalhar em ações concretas e de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. O lançamento do Comitê aconteceu na noite da quinta-feira, dia 07/04, na Assembleia Legislativa e foi prestigiado pelo Reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, pela representante do Unilasalle no Comitê, a Profª Dra. Tatiana Vargas Maia, pelo Assessor de assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Miranda e pela acadêmica de Relações Internacionais, Andressa Pastoriz.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a contar com uma representação do Comitê. De acordo com a Profª Tatiana, o convite reconhece e reforça o trabalho que ela já realiza no Unilasalle desde 2013. “Este é um trabalho que sempre achei estar profundamente alinhado com os nossos valores, nossa visão institucional. Ter a chancela da ONU e o reconhecimento neste momento em que nos tornamos universidade é muito bom”, revela. Além disso, em um momento em que o Unilasalle se torna Universidade, o contato com entidades internacionais também ajuda a marcar o objetivo de internacionalização da instituição, como afirma Miranda. “É muito importante estar acompanhando os principais assuntos globais e essa é uma oportunidade de desenvolver uma relação com a ONU e contribuir com a solução de algo que realmente a sociedade necessita”.

"Nenhuma universidade, nenhuma empresa, nenhum setor, nenhuma personalidade foi convidada para estar aqui por acaso. Precisamos da força de vocês para fazer com que se mude a realidade do Rio Grande do Sul”, frisou Edegar Pretto, Presidente da Assembleia em seu discurso. E não por acaso o Reitor do Unilasalle lembrou que como missão institucional, cabe ao Unilasalle trabalhar pela dignidade humana. “Como uma instituição cristã católica acreditamos que Deus nos constituiu em igualdade. Por isso, o Unilasalle sempre que percebe que algum direito está sendo ferido, percebe que ali devemos estar para dar nossa contribuição”.

A acadêmica de Relações Internacionais, Andressa, agradeceu pelo convite e conta que se pensou em participar pois a campanha tem um foco. “Espero que a gente adquira cada vez mais conhecimento”. O evento contou com a presença da Representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, que além da identificação pela causa, revelou que é Lassalista. Nadine é formada em Medicina pela La Salle México e destacou que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres é um dos 17 pontos da agenda 20/30 da ONU, plano de ação da Organização das Nações Unidas com objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas nas áreas econômica, social e ambiental”.

Assinaram adesões ao Movimento representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, governo estadual, prefeitura municipal de Porto Alegre, Ministério Público, universidade Federal de Passo Fundo (UFPEL), Unilasalle, UFRGS, CMPC Celulose Riograndense, Grupo Randon, General Motors, Moove Comunicação, Rede Record/Correio do Povo, Rede Pampa, Agert, Bandeirantes, RBS, Planalto Transportes, Universidade de Passo Fundo, Instituto Federal Farroupilha, Unipampa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado RS, Universidade Federal de Rio Grande, Universidade Federal da Fronteira Sul, UERGS, PUC, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, OAB, Famurs, ONG Themis, Associação Brasileira de Eventos, Comitê Latino-Americano e Caribe para defesa dos direitos da Mulher, Coletivo Feminino Plural, Trade Turístico Gaúcho, os clubes Grêmio e Internacional, além do ator Werner Schumann e dos músicos Sady Homrich e Thedy Corrêa (Nenhum de Nós).

Entre os países que mais têm adesões ao Movimento estão Estados Unidos, Reino Unido, Equador, Brasil e Canadá.

Fonte e Foto: Assembleia Legislativa