Menu

Com apenas 17 anos Amanda Bihenck já sabe como é a rotina em um laboratório e o que significa integrar um projeto de pesquisa. Ela é uma das três bolsistas de iniciação científica júnior vindas da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. “A gente começou faz pouco tempo e está sendo bem interessante. São coisas que a gente nunca trabalhou antes e podemos aprender coisas novas com as tecnologias da universidade”, relatou a aluna. Os estudantes do Curso Técnico de Química estão compartilhando conhecimento com universitários e professores do PPG Avaliação de Impactos Ambientais, da Universidade La Salle. Para Enzo Zanchi, de 16 anos e também aluno da Liberato, a experiência está sendo uma grande novidade: “Está sendo muito novo, estamos usando materiais que nunca tínhamos visto. Tudo com os profissionais daqui como co-orientadores”, explicou.  

A parceria foi oficializada hoje, com a assinatura de um convênio entre as duas instituições. O Diretor de Pesquisa e Produção Industrial da Liberato, Leori Carlos Tartari, e o Diretor Executivo da Liberato, Léo Weber foram recebidos na reitoria da Universidade La Salle. “Temos uma bela oportunidade, no contexto do que a Capes nos pede e também o que é nossa missão como Instituição, que é nos aproximar das escolas. O Liberato é muito conhecido e esperamos que essa parceria tenha vida longa e seja ampliada”, falou o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc. Ideia partilhada pelo Diretor de Pesquisa e Produção Industrial da Liberato: “Essa ideia pode ser ampliada para outros laboratórios e áreas. É um caminho de mão dupla, bom para as duas instituições”, explicou Tartari. O Diretor Executivo da Liberado citou ainda os benefícios da parceria para os alunos: “Queremos antecipar o contato dos jovens com noções de metodologia científica. É uma alegria formalizar essa parceria”, disse. Após a assinatura foi realizada uma visita à algumas estruturas da Universidade.

A Prof.ª Dr.ª Alessandra Marqueze, do PPG em Avaliação de Impactos Ambientais, explica que a parceria teve início quando a professora da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Simone Rempel, cursou Mestrado na Universidade La Salle. “Eles têm na Escola a parte técnica em Química, a ideia é que aqui os alunos possam desenvolver o que não tem acesso lá”, explica Alessandra. Com o convênio assinado a proposta é ampliar o número de alunos bolsistas de iniciação científica júnior. “Tendo o convênio formal podemos fazer ainda mais projetos em conjunto. Esse é o início de um estreitamento entre as instituições”, finalizou a Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Drª. Patricia Kayser Vargas Mangan.  

Entre em Contato